Baía de Setúbal

Setúbal consolidou em 2019 a posição no Top 10 nacional dos municípios mais apelativos para viver, visitar e investir ao subir ao 9.º lugar no Portugal City Brand Ranking.


Depois de, em 2018, ter sido distinguido com o prémio Marca Estrela, por registar a subida mais relevante da região de Lisboa, o concelho sadino reforça, este ano, o lugar no Top 10 nacional, subindo uma posição no ranking geral dos concelhos mais atrativos do país.

O Portugal City Brand Ranking, agora na sexta edição, é um documento apresentado pela empresa Bloom Consulting sobre a performance de marca dos 308 municípios portugueses, concretamente nas áreas do Turismo, Negócios e Talento.

A análise é realizada com base em dados quantitativos estatísticos e digitais, sendo que Setúbal, ao longo das várias edições, tem demonstrado subidas consistentes nos parâmetros avaliados, o que permitiu ao concelho ascender do 13.º lugar na tabela geral, em 2013, ao 9.º, em 2019.

Na atual edição do ranking, Setúbal é, inclusivamente, o único concelho a registar subida de posição no Top 10, trocando com Vila Nova de Gaia, lista que continua a ser liderada por Lisboa, seguida, respetivamente, de Porto, Cascais e Braga.

Coimbra, em 5.º lugar, Sintra, em 6.º, Funchal, em 7.º, e Faro, 8.º, completam as restantes posições do topo da lista dos municípios com melhor desempenho de marca em todas as dimensões avaliadas no ranking.

O concelho de Setúbal alcança, ainda, o 9.º lugar nos critérios de avaliação subordinados às categorias “Negócios”, o 15.º, no de “Visitar”, registando uma subida de duas posições, e o 13.º, no de “Viver”.

No ranking de dimensão regional, com Setúbal a ser enquadrado no referente a “Lisboa”, o concelho sadino mantém inalterada a quarta posição, logo a seguir a Lisboa, Cascais e Sintra.

O ranking realizado pela Bloom Consulting mede os resultados e o impacte das marcas de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de turismo (Visitar), investimento e exportações (Negócios) e talento (Viver).

A Bloom Consulting indica que o Portugal City Brand Ranking é o único estudo publicado na área de avaliação de desempenho de marcas de cidades e regiões que recorre unicamente a dados quantitativos, sem a interpretação ou interação humana vicie, de alguma forma, os resultados.

A empresa afirma recorrer a uma metodologia única e inovadora, que incorpora um número elevado de variáveis objetivas, em vez de estudos de opinião, numa combinação de pesquisas online, estatística e ferramentas produzidas pela própria Boom Consulting de maneira a atribuir ao estudo um grau elevado de fiabilidade e de objetividade.

O estudo não pretende indicar quais são os melhores municípios para viver, visitar ou fazer negócios.

Através deste trabalho, a Bloom Consulting procura medir a performance e o impacte da marca de cada concelho, constituindo o ranking um indicador forte das melhores estratégias de promoção e estruturação, de mais visibilidade, de mais procura proactiva, melhores plataformas online e redes sociais e melhores indicadores estatísticos em diferentes categorias, formando, assim, uma marca mais forte.