12° Parcialmente nublado
Setúbal Triathlon 2019 | Apresentação

Mais de oito centenas de atletas abraçam, no dia 14, o desafio de superação do Setúbal Triathlon 2019, prova de triatlo longo com segmentos de natação, ciclismo e corrida, este ano com inovações que reforçam a experiência de competição.


Uma das novidades da terceira edição do evento desportivo organizado pela HMS Sports e pela Câmara Municipal de Setúbal é a partida, em função do número de inscritos, por “Rolling Start”. Os atletas são distribuídos em função do tempo esperado para completar o segmento de natação, existindo três caixas de tempo disponíveis.

No início da prova às 08h00, no areal da Praia da Saúde, nas imediações do Parque Urbano de Albarquel, os participantes são encaminhados para a opção que mais os desafia, concretamente terminar o segmento de natação em menos de 32 minutos, entre os 32 e os 42 minutos e com tempo superior a 42 minutos

O diretor da HMS Sports, Hugo Sousa, explicou, esta manhã, em conferência de imprensa realizada na Casa da Baía, que esta inovação técnica “garante melhores condições de segurança para os atletas e, em simultâneo, melhora a experiência competitiva, com 72 atletas a partirem a cada minuto, o que permite um maior tempo de natação e chegadas mais faseadas”.

A mudança, que permite, igualmente, reduzir a ansiedade dos atletas, motivou uma adaptação do percurso de natação, que no Setúbal Triathlon 2019 é feito numa única volta, bem como do parque de transição, que passa a estar instalado no interior do Parque Urbano de Albarquel.

Além dos 1900 metros de natação, a prova de triatlo longo integra mais 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida, segmentos que decorrem em vários arruamentos da cidade, com enfoque na frente ribeirinha, e também no Parque Natural da Arrábida. A meta está instalada no Largo José Afonso.

Novidade é também a possibilidade de acompanhar o desempenho dos atletas em tempo real. “Os Live Results, disponíveis online, permitem acompanhar detalhadamente a prestação e o desempenho dos atletas, nomeadamente resultados alcançados em cada segmento e tempo médio da prova”, indicou Hugo Sousa.

Em matéria de troféus, o Setúbal Triathlon volta a consagrar os três primeiros classificados masculinos e femininos em absolutos, os melhores atletas por grupo etário e, este ano, as melhores equipas, tendo em conta o somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas de cada formação, independentemente do género.

“Os novos prémios por equipa reforçam o espírito comunitário e as relações entre os próprios atletas”, sublinhou o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues. “É também uma forma de aumentar o nível competitivo e de atrair mais atletas.”

Para este responsável, o Setúbal Triathlon 2019, “uma prova com uma excelente qualidade organizativa, mais-valia essencial para a consolidação do evento, em particular no que respeita à fidelização de participantes portugueses e à atração de estrangeiros”, ajuda, igualmente, “ao desenvolvimento da modalidade”.

O Setúbal Triathlon 2019 conta com um total de 802 atletas inscritos, dos quais 706 são portugueses e 96 estrangeiros, sobretudo de nacionalidade espanhola e brasileira. Do total de participantes, destaque para o aumento das atletas femininas, com 73 inscrições, bem como para os federados, com 593 participações.

“Esta é uma das principais provas do calendário desportivo da cidade, já uma referência nacional, que tira partido daquilo que são as condições singulares e de excelência que Setúbal tem para oferecer”, destacou o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

O crescimento exponencial de participantes, com 400 na primeira edição, 600 na segunda e 800 na terceira, prenuncia uma ambição maior. “Temos a convicção de que, dentro de poucos anos, vamos ter em Setúbal a maior prova de triatlo longo em Portugal”, vincou o autarca.

O vereador Pedro Pina sublinhou, ainda, a “espetacularidade da prova”, organizada com “profissionalismo, empenho e dedicação”, com o envolvimento de mais de 370 pessoas, entre staff da equipa técnica e voluntários, naquele que é um “duro desafio de superação dos atletas”.

Além da competição, o evento dinamiza, a 13 e a 14, no Auditório José Afonso, a Expo Race Village, direcionada às marcas desportivas, aberta ao público, em ambos os dias, a partir das 09h00, e uma Pasta Party para os atletas, no dia 13, ao final da tarde, momento de convívio que se realiza no Mercado do Livramento.

SETÚBAL TRIATHLON 2019 | TRÂNSITO

A realização do Setúbal Triathlon 2019 motiva o encerramento e condicionamento de várias vias da cidade ao trânsito automóvel nos dias 13 e 14, em diferentes horários.

Entre as 07h00 do dia 13 e as 18h00 de 14, a prova desportiva motiva o fecho da Avenida José Mourinho, no troço compreendido entre a Travessa Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel.

Aquela avenida da cidade está igualmente encerrada ao trânsito, no mesmo período e horário, no sentido nascente/poente, no troço compreendido entre as travessas da Rasca e da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel.

Entre as 07h00 e as 13h30 do dia 14, o Setúbal Triathlon 2019 motiva o encerramento da Rua Amália Rodrigues e das avenidas José Mourinho e Jaime Rebelo, assim como da Avenida Luísa Todi, no sentido nascente/poente, no troço compreendido entre a Rua José Pereira Martins e a Rua Amália Rodrigues.

A circulação de viaturas de emergência e de moradores do Bairro da Saboaria e o acesso ao Bairro do Viso, cuja circulação é feita pelas ruas Batalha do Viso, Quinta Alves da Silva e de Brancanes, mantém-se garantida.

A prova desportiva motiva ainda, entre as 08h00 e as 13h30 do dia 14, a interdição da EN10-4 no troço entre a Avenida Jaime Rebelo e a Estrada da Mitrena, bem como a EN 10-8, no troço compreendido entre a EN10-4 e a rotunda do Alto da Guerra.

Neste caso, como alternativa, os automobilistas devem utilizar a EN10 e a Estrada das Manteigas.

Igualmente entre as 08h00 e as 13h30 do dia 14, registam-se condicionamentos na EN10-4, neste caso entre a Rua Amália Rodrigues e a interseção de acesso ao Portinho da Arrábida. Como alternativa, os automobilistas devem circular pela EN10 e pela N379-1.

Já entre as 06h00 e as 18h00 do dia 14, a faixa sul da Avenida Luísa Todi, no troço compreendido entre as ruas da Cordoaria e Teotónio Banha, está igualmente encerrada à circulação rodoviária, incluindo as interseções compreendidas no troço.

A competição de triatlo longo motiva ainda condicionamentos ao trânsito automóvel entre as 07h00 e as 18h00 do dia 14 no lado norte da Avenida Luísa Todi, com supressão de via à esquerda no troço compreendido entre a Rotunda das Sardinhas e a Rua José Pereira Martins.

Os parques de estacionamento localizados na Avenida Luísa Todi, entre a Rotunda das Sardinhas e a Rua Amélia Rodrigues, bem como na Avenida José Mourinho, entre o Parque Urbano de Albarquel e a Rua João de Deus, estão igualmente encerrados.