A iniciativa, organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio da Câmara Municipal, contou com mais 600 visitantes do que a edição de 2011, com João Farinha, do ICNF, a destacar a forte participação em atividades como a bolsa de turismo, as palestras e a exibição do filme “Entre os Céus e as Marés”, de Daniel Pinheiro.

“As trinta empresas participantes na bolsa de turismo não pararam de dar informações ao longo da manhã, as palestras, principalmente as dinamizadas por palestrantes mais conhecidos, estiveram quase cheias, e o filme de Daniel Pinheiro, inicialmente para uma sessão, teve de ser exibido mais três vezes para satisfazer a curiosidade das pessoas”, sublinha o técnico.

João Farinha salienta igualmente que o ObservaNatura tem a capacidade de atrair não apenas os entusiastas do turismo de natureza, mas também de captar a atenção de quem nunca experimentou atividades como a observação ornitológica ou de insetos.

Durante o ObservaNatura, este ano dedicado especialmente ao tema do turismo ornitológico, realizaram-se debates, palestras, sessões de cinema e passeios, nomeadamente de barco, charrete, canoa e todo o terreno.

O evento contou ainda com atividades de anilhagem, observação de aves e de biodiversidade, assim como de fieldsketching, que consiste no desenho de motivos naturais com base na observação no campo.