Projeto Refood

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal e o vereador com o pelouro dos Direitos Sociais visitaram no dia 12 as instalações da Refood Setúbal, uma associação de voluntariado que nasceu com o propósito de recolher comida não servida por restaurantes ou pastelarias e fornecê-la a pessoas necessitadas.


Maria das Dores Meira e Pedro Pina ficaram a conhecer como funciona atualmente esta associação que, no passado mês de maio, recuperou 3000 kg de comida de estabelecimentos de Setúbal para elaborar e distribuir cerca de 6000 refeições.

A REFOOD é uma organização de voluntariado que envolve toda a comunidade para resgatar alimentos e refeições, e conta atualmente em Setúbal, com 115 voluntários, que apoiam quatro instituições e 30 famílias, num total de 61 adultos e 52 crianças. Devido ao agravamento da crise económica, motivada pela crise pandémica, os números de pedidos de auxílio alimentar têm vindo a subir no último ano.

O município de Setúbal é um dos parceiros ativos neste projeto que ajuda diariamente quem mais precisa e a combater o desperdício alimentar, e a visita de hoje serviu para agradecer à associação o empenho e o trabalho incansável desenvolvido pelos voluntários.

O movimento Refood é um projeto desenvolvido pelo americano Hunter Halder, que vive em Portugal há vários anos, e que tem tido o apoio de diversas entidades públicas e privadas, dispondo atualmente de núcleos em vários pontos do país.

Caso pretenda ser voluntário ou parceiro preencha o questionário da Refood Setúbal. Junte-se a esta causa.