Setúbal Bay 2023

O reconhecimento da Câmara Municipal de Setúbal na organização de competições internacionais de natação, de que é exemplo a recente prova da Taça do Mundo em Águas Abertas, motiva a candidatura a um prémio e assegura o prosseguimento de grandes eventos aquáticos.


O anúncio da submissão da candidatura ao Prémio Denis Miller foi feito pelo presidente da Federação Portuguesa de Natação, António Silva, a 27 de maio, no Forte de Albarquel, no Jantar de Gala da Open Water Swimming World Cup 2023, no qual foi feito um balanço da terceira etapa do circuito da Taça do Mundo.

“Submetemos a candidatura de Setúbal ao Prémio Denis Miller pela organização mais notável de sempre de uma prova. É merecido, porque estamos a fazer um excelente trabalho, e não falo apenas da Federação Portuguesa de Natação, mas da Câmara de Setúbal e do comité organizador”, afirmou António Silva.

O Prémio Denis Miller, de homenagem ao antigo nadador, dirigente da Federação Internacional da Natação e impulsionador das maratonas aquáticas de dez quilómetros, é atribuído anualmente pela World Aquatics a pessoas, organizações ou entidades com trabalho destacado na organização de eventos desportivos.

O presidente da Federação Portuguesa de Natação apontou ainda que a excelência da prova setubalense é atestada pelos nadadores que, ano após ano, têm competido nas águas do Sado, em etapas do circuito da Taça do Mundo, em três competições de qualificação olímpica e num europeu de juniores.

“Têm demonstrado uma enorme satisfação pelo desafio de competição aqui proporcionado, independentemente de, por vezes, a temperatura da água e as condições meteorológicas não serem as ideais. Mas desfrutam, com segurança, e isso só é possível com o empenho de todos.”

António Silva, ao destacar a organização setubalense da terceira etapa do circuito 2023 da Taça do Mundo, mostrou ambição para o futuro. “Queremos organizar o mundial de juniores, em 2024 ou em 2026, e vamos estender o contrato para a organização de etapas da Taça do Mundo até 2026.”

A confiança de que Setúbal vai continuar na rota dos grandes eventos internacionais da natação em águas abertas foi partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que sublinhou o trabalho consolidado e a experiência de parceria que permitem o sucesso organizativo.

“Como em equipa ganhadora não se mexe, estamos preparados para, já no próximo ano, voltarmos a fazer equipa com a Federação Portuguesa de Natação e a World Aquatics em mais momentos que ficarão na história do desporto”, afirmou o autarca, ao enaltecer a singularidade do território para a natação em águas abertas.

“As excelentes condições com que a natureza brincou o nosso concelho permitem-nos dizer que a nossa baía, uma das mais belas do mundo e emoldurada pelo verde da Arrábida, é, provavelmente, o melhor cenário para receber, anualmente, esta importante jornada desportiva.”

Ao apontar que Setúbal está, desde 2006, na rota mundial da natação em águas abertas, André Martins evidenciou a importância da realização destas grandes competições desportivas para a promoção do concelho a nível turístico e desportivo, em particular na esfera das atividades aquáticas.

“Tem valido o investimento e o esforço que temos feito para promover o concelho e as suas potencialidades na área do desporto aquático, com atletas e acompanhantes a tirarem partido daquilo que de melhor temos para oferecer, não só do ponto de vista desportivo, mas também gastronómico e turístico.”

O italiano Andrea Manzi e a francesa Caroline Jouisse foram os vencedores da terceira etapa da Open Water Swimming World Cup 2023, realizada este fim de semana Setúbal, em que se incluíram uma competição de estafetas mistas e um Mass Participation Event com três centenas de participantes.