Uma exposição de veículos amigos do ambiente, um passeio de bicicleta e o encerramento ao trânsito automóvel de um troço da Avenida José Mourinho marcaram as comemorações do Dia Europeu Sem Carros em Setúbal, a 22 de setembro.


Mais de sete dezenas de pessoas, entre as quais um grupo de alunos da Escola Secundária de Bocage, participaram, de manhã, num passeio promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Setúbal de Bicicleta/Mubi e a ENA – Agência de Energia da Arrábida, o qual ligou a estação ferroviária de Palmela ao Parque Urbano de Albarquel.

O objetivo da iniciativa foi promover a utilização de diferentes modos ou meios de transporte na mesma viagem, sobretudo dos modos de transporte suaves, como a bicicleta, no âmbito de estratégia de melhoria das condições de circulação em curso no concelho.

Nesse sentido, foram colocados noventa novos parqueamentos para bicicletas em dez locais da cidade, nomeadamente defronte de equipamentos públicos na Avenida Luísa Todi, na Praça de Bocage e nas praias da Arrábida, para substituir as antigas espirais.

Alguns dos novos parqueamentos foram inaugurados durante o passeio, que terminou com um piquenique no Parque Urbano de Albarquel.

A Câmara Municipal de Setúbal assinalou ainda o Dia Europeu Sem Carros com uma exposição de veículos amigos do ambiente, realizada na Praia da Saúde.

A iniciativa contou com o apoio da ENA e de empresas ligadas à comercialização de veículos elétricos e de venda de bicicletas.

Neste dia, o troço poente da Avenida José Mourinho esteve encerrado ao tráfego motorizado entre as 08h30 e as 17h00.

O Dia Europeu Sem Carros é o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Multimodalidade”, sob o slogan “Combina e Move-te”, à qual Setúbal se associou.

A Câmara Municipal tem investido, nos últimos anos, na área da mobilidade urbana, com a conclusão do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal e a promoção dos modos suaves de transportes, a par da requalificação de rodovias estruturantes, tornando-as mais amigas do peão, e da criação de ciclovias dedicadas.

De salientar que foi atribuído ao município o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, tendo em conta a implementação, em 2018, do programa Arrábida Sem Carros, entre outras iniciativas de promoção do uso da bicicleta.

 

Documentos Relacionados