Desenvolvimento do râguebi à conversa no ciclo Conferências no Forte

O vereador do Desporto da Câmara Municipal, Pedro Pina, destacou a 21 de novembro, num encontro que refletiu sobre o desenvolvimento do râguebi, a notoriedade e dimensão alcançadas pelo projeto desportivo da Academia de Rugby Club de Setúbal.


“É um projeto que, hoje, é uma referência na cidade e no panorama nacional”, afirmou o autarca no Forte de Albarquel, que acolheu a primeira conversa da época desportiva 2023/2023 do ciclo Conferências do Forte, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal para refletir sobre modalidades e temas desportivos.

O desenvolvimento do râguebi esteve em foco no regresso da iniciativa municipal, a qual contou, nesta sessão, moderada pelo jornalista Paulo Sérgio, com os convidados João Terlim, presidente da Academia de Rugby Club de Setúbal, e Nuno Salvador Costa, diretor de competições da Federação Portuguesa de Rugby.

Sobre o clube setubalense, o vereador Pedro Pina afirmou tratar-se de um “projeto de resiliência e de capacidade, demonstradas sobretudo nos últimos anos de uma forma muito empenhada e empreendedora dos dirigentes, para o desenvolvimento da modalidade na cidade”.

O autarca recordou ainda a génese deste projeto desportivo, iniciado há pouco mais de uma década nos campos do Parque de Vanicelos, agora com um recinto desportivo dedicado, que tem vindo paulatinamente a ser beneficiado, instalado num terreno cedido pela Câmara de Setúbal na zona da Algodeia.

O vereador Pedro Pina deu ainda nota de que a conversa com protagonistas do râguebi “há muito que estava nas cogitações” da Câmara Municipal, em virtude da mediatização, dos mais recentes desempenhos da seleção nacional e da crescente relação da modalidade com a cidade.

Nesta perspetiva, enfatizou que Setúbal tem “sempre portas abertas ao râguebi” e destacou o facto de ter recebido, nos últimos anos, vários jogos da Federação Portuguesa de Rugby, em que se incluem aprontos entre seleções nacionais e ainda finais da Taça de Portugal.

Atletismo, futebol de praia, futebol feminino e andebol foram modalidades abordadas nos quatro anteriores encontros do ciclo Conferências do Forte, iniciado em 2022, com “Ouro Olímpico – A história de um percurso”, que teve como convidado o triplista Pedro Pichardo, medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.

Seguiu-se “Futebol de Praia – o percurso da seleção portuguesa na última década”, com o selecionador nacional, Mário Narciso, e o coordenador nacional, Madjer.

“Futebol Feminino – Uma afirmação cada vez mais visível” deu tema à conversa realizada em junho, com as participações da treinadora Susana Cova e do vice-presidente da Escola de Futebol Feminino, Joaquim Bravo.

Em setembro houve a sessão “Andebol de Setúbal – Passado de Sucesso e Futuro Promissor”, que juntou o treinador do Vitória Futebol Clube, Luís Monteiro, e o selecionador nacional de andebol em cadeira de rodas, Danilo Ferreira.