A Praça do Brasil está a avançar para uma nova fase de requalificação urbana

A obra de requalificação urbanística da Praça do Brasil promovida pela Câmara Municipal de Setúbal avança com a preparação do espaço para se transformar numa área exclusiva de usufruto público, com vários equipamentos.


Para avançar com nova fase da obra, o estacionamento foi deslocalizado de forma definitiva as traseiras do lado norte da praça, a Praceta Quinta do Tavares, entretanto já reabilitada, o que resultou num aumento da capacidade de parqueamento.

Ao longo do dia 26 de março, os trabalhos avançaram na Praça do Brasil com a remoção de elementos existentes, incluindo sinalização rodoviária, muretes, pavimentos asfálticos e calçada, recolhidas em armazém municipal para serem posteriormente reutilizadas noutros locais do concelho.

A obra na Praça do Brasil, um investimento da Câmara Municipal superior de cerca de 475 mil euros, com a duração prevista de cinco meses, tem com o objetivo transformar esta porta de entrada na cidade numa uma área moderna, totalmente dedicada ao usufruto da população.

O caráter familiar e a vertente humanizadora do espaço público na nova Praça do Brasil, que pretende tornar-se um espaço de uso diário, são acentuados pela criação de três espaços verdes em forma de “ilha” e de um largo central, que servirá como ponto de encontro de referência, no cruzamento dos vários atravessamentos.

Na reabilitada zona da cidade vai haver bancos corridos, bem como mesas e cadeiras, percursos pedonais e áreas verdes, com rega automatizada, com espécies arbustivas de cores que mudam com as estações, para contrastar com os relvados e as zonas pedonais e criar um ambiente de jardim público convidativo ao usufruto.

No âmbito desta empreitada de reabilitação urbanística, os Serviços Municipalizados de Setúbal vão proceder, complementarmente, a uma obra de reabilitação do sistema de abastecimento, garantindo, desta forma, a otimização do funcionamento da rede de água e um melhor serviço público.

Na rotunda criada no espaço entre a estação ferroviária e a Praça do Brasil, foi recentemente instalada uma escultura com três metros e meio de altura e um pouco menos de uma tonelada de peso, da autoria de Ricardo Romero, de um menino a brincar com um comboio numa linha infinita, que ainda esta semana receberá a iluminação.