A decisão foi tomada pela Câmara Municipal de Setúbal em conjunto com as coletividades que participam nesta edição, concretamente Clube Recreativo da Palhavã, Grupo Desportivo Independente, Núcleo Bicross de Setúbal, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, União Cultural, Desportiva e Recreativa Praiense e União Desportiva e Recreativa das Pontes.

O evento, que, como habitual, deveria realizar-se em junho nos Santos Populares, com desfiles na Avenida Luísa Todi e na Praça de Touros Carlos Relvas, fica agendado para setembro e passa a integrar o programa das Comemorações Bocagianas.

No final de maio, realiza-se uma nova avaliação sobre a realização do certame, tendo em conta as informações disponíveis nessa altura sobre a evolução da pandemia de Covid-19.

As Marchas Populares são um dos maiores eventos de cariz cultural do concelho de Setúbal, com uma tradição ímpar e forte incidência nos valores da cooperação e participação ativa do movimento associativo.

O evento implica, anualmente, o envolvimento de um grande número de participantes e começa a ser preparado com vários meses de antecedência.

As coletividades envolvidas na edição de 2020 estão a trabalhar desde o último trimestre do ano passado quer na criação de figurinos, quer no ensaio das coreografias.

Com a propagação do coronavírus, os grupos foram forçados a parar os ensaios, embora cada participante continue, a partir de casa, a preparar figurinos e arcos para tornar possível a realização do certame.