Reunião CLAS | Plano de Desenvolvimento Social

O Conselho Local de Ação Social de Setúbal (CLAS) reuniu no dia 14 de julho, através de plataforma digital, para um encontro que serviu para, entre outros tópicos, dar seguimento aos trabalhos de implementação do Plano de Desenvolvimento Social para o Concelho de Setúbal.


Durante o encontro, realizado através de Zoom e que contou com a participação de 47 pessoas e 30 entidades, foi apresentado e validado o documento Prova de Conceito, ou seja, os eixos de trabalhos associados ao Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Setúbal, que resultaram do trabalho realizado ao longo de sete oficinas colaborativas, facilitadas por Maria João Freitas.

A Prova de Conceito consiste num documento de suporte que integra as coproduções que têm vindo a ser desenvolvidas pelas entidades parceiras em Oficinas Colaborativas, numa metodologia que cria espaços de reflexão e apresenta propostas coletivas orientadas para a ação.

Além da reflexão técnica, o documento integra contributos de pessoas residentes no concelho, no âmbito de um processo de auscultação pública realizado anteriormente, o que possibilita uma maior correspondência das áreas de intervenção e ações a desenvolver face às necessidades identificadas.

As oficinas contaram com o envolvimento de 49 entidades e 82 pessoas, sendo que os testemunhos da participação podem ser apreciados em dois vídeos sobre o testemunho coletivo e sobre testemunhos individuais.

O trabalho realizado em parceria constitui-se como um momento desafiador e de negociação conjunta, fatores considerados essenciais para a construção do Plano de Desenvolvimento Social, de maneira a que responda às necessidades identificadas no território do concelho de Setúbal.

O PDS – Plano de Desenvolvimento Social a implementar contempla várias áreas interdependentes, a começar pela Rede Social de Setúbal, com uma área de atuação transversal dedicada a consolidar e a promover relações de parceria e de proximidade à comunidade, contribuindo para transformações e mudanças conducentes ao desenvolvimento da cidadania ativa, da qualidade de vida e de coesão social.

O plano também contempla a área dos Direitos Sociais para uma Cidadania Ativa, com o objetivo de consolidar e promover os direitos sociais junto de agentes sociais locais.

O PDS contempla, igualmente, o campo das Desigualdades Estruturais e Resposta a Necessidades Específicas, com o objetivo de consolidar e otimizar a capacidade de resposta da Rede Social e das entidades que a integram no combate a desigualdades, na promoção de igualdade, equidade e justiça social, no acesso a recursos, no desenvolvimento individual e familiar e na promoção da dignidade humana.

Na área das Oportunidades de Desenvolvimento, de Bem-Estar e de Desafios Emergentes no Território são contempladas medidas que visam agilizar e garantir o acesso da população a serviços e recursos instalados ou existentes e ao usufruto e à apropriação coletiva de espaços de uso público, de forma a contribuir para o aumento do bem-estar e qualidade de vida.

A construção deste Plano de Desenvolvimento Social implica a reafirmação do compromisso das entidades que integram o CLAS de Setúbal, coordenado pelo vereador dos Direitos Sociais, Pedro Pina, que marcou presença neste encontro de trabalho acompanhado pelas entidades que constituem o Núcleo Executivo.

A reunião contou com a participação de um novo parceiro, o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, que apresentou a sua área de intervenção e as razões pelas quais manifestou vontade em integrar o CLAS.

O trabalho desenvolvido pelo GAT pode ser conhecido mais detalhadamente na página de internet do grupo.