Autocarros Carris Metropolitana - concessionário Alsa Todi - Visita do presidente ao parqueamento no BlueBiz

A melhoria do serviço de transporte rodoviário de passageiros em Setúbal a partir de 1 de junho foi destacada a 1 de abril pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, em visita ao local onde se encontram os autocarros que vão servir o concelho.


“Com esta nova frota de autocarros e com o reforço das carreiras é possível que, progressivamente, os setubalenses passem a utilizar transportes públicos em detrimento da viatura particular. É um grande incentivo para beneficiar o ambiente, a saúde e o bem-estar na cidade”, sublinhou o autarca.

São 237 autocarros, totalmente novos, que se encontram parqueados no BlueBiz Global Parques e que começam a operar em dia 1 de junho, data em que entra ao serviço, sob a designação Carris Metropolitana, o novo operador Alsa Todi, vencedor do concurso público para o Lote 4 da AML – Área Metropolitana de Lisboa, que contempla os concelhos de Setúbal, Alcochete, Moita, Montijo e Palmela.

A autarquia teve um envolvimento determinante na definição desta nova rede de transporte rodoviário de passageiros, no âmbito da entrada em funcionamento do novo operador, num investimento municipal a rondar os 2,8 milhões de euros anuais para garantir o funcionamento do sistema e que inclui a participação no passe Navegante.

“Trabalhamos todos os dias para fazer de Setúbal um concelho de referência no bem-estar e na qualificação do território. Este investimento é muito bem empregue porque melhora a qualidade de vida dos setubalenses”, salientou o presidente do município.

O passe Navegante, em vigor desde 1 de abril de 2019 nos 18 municípios da AML, “permitiu reduzir significativamente os custos dos passes, o que constitui uma grande vantagem para os utentes, sobretudo as pessoas com menos condições financeiras”.

André Martins indicou que a futura rede de transporte rodoviário possibilita “melhorar as condições de circulação em toda a cidade e está preparada para satisfazer as necessidades do dia a dia”, quer nas deslocações para a escola, trabalho e compras, quer para o lazer, designadamente para as praias da Serra da Arrábida.

“Nesta época balnear vamos já ter autocarros elétricos a circular para as praias, com benefícios para o ambiente e para o bem-estar dos cidadãos”, anunciou.

O autarca ficou a conhecer melhor, no dia 1 de abril, numa visita conduzida pelos responsáveis do concessionário do serviço, as condições proporcionadas pelos autocarros, de cor amarela, destinados aos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo, Moita e Alcochete, com carreiras interurbanas para Lisboa.

De entre os 237 autocarros operados pela Carris Metropolitana que servem os concelhos de Alcochete, Montijo, Sesimbra e Setúbal, “cerca de três dezenas destinam-se às carreiras a realizar no concelho de Setúbal”, adiantou o diretor de operações da Alsa Todi, Sérgio Adegas.

Todos os autocarros são “totalmente novos”, pelo que, frisou Sérgio Adegas, os setubalenses “vão ter uma surpresa relativamente às condições em que circulavam nos últimos tempos, com conforto e segurança assegurados”.

O serviço terá também “muito maior frequência, com um reforço da oferta acima dos 35 por cento relativamente ao existente”, sendo que aos percursos atuais, que se mantêm ou terão alterações, juntam-se muitos novos.

Todos os autocarros dispõem de rampas que facilitam o acesso a cidadãos com mobilidade reduzida, bem como de um sistema de contagem de entrada e saída de passageiros, o que “permite conhecer os padrões de mobilidade dos utentes”.

As novas viaturas incluem, além de viaturas de tipo regular, duas dezenas de autocarros elétricos e 35 a gás, duas dezenas de “sprinters”, ou seja, autocarros pequenos com capacidade para 15 lugares destinados a percursos em estradas estreitas e quatro veículos para viagens de longo curso.

Em cada paragem da rede, quer possua ou não abrigo de passageiros, haverá informação sobre os horários completos de cada carreira e o horário de passagem em cada uma das paragens, além de que, sempre que possível, haverá um desenho da linha com a indicação das paragens.

As paragens de autocarros terão também disponível sistema de QR Code para consulta dos horários de cada linha.