Interface de Transportes de Setúbal, com bicibox e trotineta elétrica

Um novo e melhorado serviço de transportes coletivos rodoviários, juntamente com uma aposta reforçada em veículos de deslocação em modo suave, como trotinetas e bicicletas elétricas, entra em funcionamento em Setúbal no início de junho.


Setúbal, juntamente com os municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Barreiro, este último, apenas em ligações intermunicipais, integra a Área 4, a primeira onde a nova Carris Metropolitana começa a operar já a partir do dia 1 de junho.

O concelho de Setúbal vai passar a contar com 89 linhas, 53 delas com oferta reforçada e 18 absolutamente novas, melhorias, entre outras, para as quais contribuíram o envolvimento próximo da Câmara Municipal seja através da participação no Conselho Metropolitano, de que faz parte, seja por via do investimento financeiro que compete ao município no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa e que se traduz num investimento de 23 milhões de euros entre 2019 e 2027.

A partir de 1 de junho começa a circular nas ruas e estradas do concelho uma frota de 135 veículos totalmente novos, com elevados padrões de conforto para os passageiros e mais amigos do ambiente, sendo vários deles movidos a gás ou a eletricidade.

Juntamente com a moderna frota, entra também em operação um novo sistema de linhas, designação que vem atualizar o antigo termo “carreiras”, e que implica uma nova numeração, mas, principalmente, significa maior oferta de trajetos em todo o território municipal e mais frequência de veículos.

Em simultâneo, os utilizadores podem beneficiar dos serviços da Carris Metropolitana através do passe Navegante, título que permite viajar no sistema de transportes públicos coletivos por apenas 30 a 80 euros mensais, dependendo de se tratarem de modalidades individual ou familiar e apenas no concelho de Setúbal ou em toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Mais informações sobre tarifários, horários e linhas praticadas pela nova operadora de transportes públicos coletivos encontram-se disponíveis no Dossier Especial publicado neste portal da Câmara Municipal de Setúbal ou na página de internet da Carris Metropolitana.

No dia 1 de junho entra também em funcionamento o novo Interface de Transportes de Setúbal, equipamento intermodal localizado no centro da cidade, na Praça do Brasil, e destinado a agilizar a utilização de transportes ferroviários e rodoviários, a par de veículos de modos suaves, como são os casos de trotinetas e bicicletas partilhadas elétricas.

Dois dias depois, 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, é inaugurado às 10h00, no Interface de Transportes de Setúbal, o Smarthub, equipamento que resulta de um investimento partilhado entre a Câmara Municipal e a Transportes Metropolitanos de Lisboa com o objetivo de facilitar e incentivar o uso de bicicletas e trotinetas na cidade.

O Smarthub está especialmente pensado para os utilizadores de bicicletas, incluindo vários pontos de parqueamento, inclusivamente, uma bicibox, que consiste num bicicletário, acessível apenas a portadores de passe Navegante e onde os velocípedes podem ficar parqueados em maior segurança.

Em paralelo, o Smarthub está preparado, também, com um ponto de reparação rápida de bicicletas, equipado com várias ferramentas necessárias a intervenções simples nos veículos.

Em todo o concelho, de resto, está a ser reforçado o número de suportes existentes para parqueamento regular de bicicletas, com a instalação de mais 118 unidades nas cinco freguesias de Setúbal, capazes de receber para estacionamento mais 236 bicicletas, a somar aos 108 lugares já disponíveis.

Também no dia 3, a Câmara Municipal e a empresa Bolt assinam o memorando de cooperação para reforço do serviço de trotinetas elétricas na cidade, com a novidade de passar a incorporar, igualmente, um serviço de bicicletas elétricas partilhadas e que vai colocar, numa fase inicial, 50 veículos à disposição da população.