Ouvir a População, construir o Futuro | plenário na EB das Areias

A importância do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro” para incentivar à prática de uma cidadania mais ativa foi assinalada a 23 de abril pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, em reunião de participação pública.


“Queremos falar com os cidadãos e, com esta proximidade, fazer com que haja mais motivação para participar na vida pública e contrariar o afastamento progressivo, que se vem verificando, dos cidadãos relativamente aos poderes instituídos”, afirmou o autarca no encontro realizado na EB das Areias, na freguesia de São Sebastião.

O programa municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro”, desenvolvido estreita colaboração com as juntas de freguesia, pretende “conhecer a própria evolução e transformação do espaço público e, naturalmente, identificar novas necessidades e encontrar soluções para esses problemas”.

O mais recente ciclo do programa foi iniciado a 7 de fevereiro no território de São Sebastião e está a percorrer o concelho para recolha dos contributos de cidadãos, coletividades, empresas e escolas, entre outras instituições, na identificação de questões cuja resolução resultem num aumento da qualidade de vida do território.

O presidente André Martins sublinhou que este ciclo tem um novo formato, pois, em vez de decorrer em cada freguesia individualmente, vai percorrendo o território.

“Entendemos que era importante criar novas dinâmicas, indo em simultâneo a todas as freguesias. Parece-nos que esta é uma forma de nos aproximarmos mais das populações com o objetivo de nos ajudarem encontrar soluções para necessidades mais quotidianas e para as quais queremos dar as melhores respostas.”

Trânsito, urbanismo, associativismo, mobilidade, higiene urbana e iluminação pública foram alguns dos assuntos abordados pelos munícipes e para os quais apresentaram pedidos de intervenção e sugestões.

“É por isso que este projeto é importante”, afirmou André Martins. “Ao ouvimos as pessoas percebemos que temos de tomar medidas para resolver problemas quotidianos que de outra forma se tornavam mais difíceis de identificar.”

O plenário, conduzido pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, contou com as participações do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, da vice-presidente do município, Carla Guerreiro, do vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, e da vereadora do Urbanismo, Rita Carvalho.

Os autarcas esclareceram os munícipes, apresentaram soluções previstas ou apontadas pelos serviços para a resolução das necessidades identificadas e deram a conhecer intervenções e projetos relevantes para a freguesia de São Sebastião e para a cidade.

Um desses projetos evidenciados é a profunda obra de requalificação urbana nas ruas Camilo Castelo Branco e José de Groot Pombo, em fase de conclusão, a qual aumenta a qualidade de vida daquela zona da cidade, com mais mobilidade pedonal e rodoviária e novas redes de saneamento e abastecimento de água.

“Este é um programa bastante eclético e, ao mesmo tempo que estamos a fazer estas visitas e reuniões, concretizamos ações para a resolução de algumas das necessidades reivindicadas neste novo ciclo pelas populações”, indicou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

O “Ouvir a População, Construir o Futuro” decorre da visão, do compromisso e da prática de sigla Município Participado, transversal a toda a atividade da Câmara Municipal, que leva o Executivo e as Juntas de Freguesia a avaliar as necessidades sentidas pela população.

Além da auscultação feita no terreno e em reuniões com a população, o programa inclui a realização de um conjunto de visitas a empresas, escolas, instituições e coletividades que integram o movimento associativo local, assim como a serviços comerciais e a espaços e equipamentos públicos.