Semana do Choco | Choco BFF na Praça de Bocage

Uma sessão de cozinha ao vivo com degustação, realizada na manhã de 5 de abril na Praça de Bocage, marcou o início da Semana do Choco, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, a decorrer até dia 14 em meia centena de restaurantes da cidade.


A iniciativa “Choco BFF – Best Finger Food” adaptou o conceito de cozinha de rua ao choco frito cozinhado ao vivo pelo chef Luís Alves com a ajuda de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

O prato típico setubalense, acompanhado de molho de limão e tinta de choco, foi servido a quem passava pela Praça de Bocage e se aproximou perante a curiosidade de uma aula de culinária ao vivo no espaço público, realizada com o objetivo de sensibilizar o público a participar na Semana do Choco.

Ao longo de dez dias do certame, ao tradicional choco frito, que tem lugar cativo e de destaque durante todo o ano nas ementas da restauração do concelho, juntam-se propostas gastronómicas, umas mais conservadoras, outras mais arrojadas e inovadoras, que revelam sabores deste molusco cefalópode.

Favada de choco, na Casa do Peixe, risotto nero de choco, no Bistro & Tapas, choquinhos do rio fritos, em O Douradinho, nigiri de choco, no Omotenashi, pica-pau de choco, no Pinga Amor 2, e caril de choco, na Tasca da Avenida, são algumas das propostas nas ementas da restauração setubalense.

A Semana do Choco, integrada num ciclo gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, de promoção dos produtos regionais e que, em simultâneo, estimula a restauração local, conta, no dia 13, às 15h30, na Biblioteca, com a oficina pedagógica “O choco e o seu ciclo de vida”, com inscrições gratuitas, até dia 11, no endereço https://tinyurl.com/oficinapedagogicachoco.

Já no dia 14, às 17h00, na Quinta de Alcube, há uma nova sessão do ciclo “Encontros Prováveis”, com o chef Luís Alves a preparar propostas baseadas no choco, as quais são acompanhadas de vinhos daquela adega setubalense.

A Semana do Choco, organizada com os apoios da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da Quinta de Alcube, da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Gertal, conta nesta edição com o envolvimento de meia centena de restaurantes.

Participam no certame A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Alface Filha, Antóniu’s, Bistro & Tapas, Cais 56, Casa Lagarto, Casa Morena, Charroco, Churrasquinho das Praias do Sado, Copa D’Ouro, Decor & Salteado, Estrela do Sado, Florida, Leo do Choco Frito, Mar Azul 2, Martroia, Novo 10 e Novo Capote.

Novo Lídia, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O Dias Marisqueira, O Douradinho, O Jacques, O Migas, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Sonho, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel e Pinga Amor 2 também aderiram à iniciativa.

A Semana do Choco conta ainda com o envolvimento de Rebarca, Restaurante Ó Manel, Restinguinha, Rio Azul Marisqueira, Solar do Marquês, Tasca da Avenida, Tasca do Duca, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Terraço do Mercado, Velho Lídia, Verde e Branco e Xtória.

 

Documentos Relacionados