Escrito pelo ator e realizador norte-americano John Malkovich, a pedido do Instituto Internacional do Teatro, o discurso foi lido dia 27, à noite, por José Nobre, ator do TAS – Teatro Animação de Setúbal, depois do espetáculo “Pandora Boxe”.

A peça, a mais recente produção do TAS, foi apresentada no Espaço Fontenova, local onde a companhia anfitriã, o TEF – Teatro Estúdio Fontenova, fez uma leitura encenada de um excerto do espetáculo “O cerco de palavras esculpidas nas memórias”, com estreia marcada para 17 de maio.

Carlos Curto e José Maria Dias, diretores do TAS e do TEF, respetivamente, congratularam-se pela união das companhias teatrais do Concelho na organização, em conjunto com a Câmara Municipal, do programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro.

À mesma hora, o Grupo de Teatro Metáforas estreou “Quatro Paredes de Tinta”, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, espetáculo que repete nos dias 30 e 31, no mesmo local e hora.

Outra estreia, mas para um público infantojuvenil, foi o musical “Um presente especial” que o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico levou ao Auditório Municipal Charlot, sala que ficou lotada, dia 27, à tarde.

De manhã, o Teatro do Elefante fez a festa pelas ruas da baixa da cidade. Cerca de 150 crianças assistiram, na Praça de Bocage, à animação pelos elementos desta companhia que incluiu cabeçudos.

O programa das comemorações do Dia Mundial do Teatro continua no dia 30, com “Já Bocage não sou”, pelo ETC – Experiências de Teatro da Capricho, às 21h30, na Capricho Setubalense.

A terminar, o teatro de revista, em homenagem a Aníbal Estrela e Lino d’Oliveira, colaboradores do Grupo de Teatro da AMBA, anima a tarde de 31, às 16h00, na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada.