21° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | genérica

A presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal e da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, alertou para os riscos da resposta à pandemia de Covid-19 com a ausência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.


A responsável remeteu na tarde de dia 2 uma carta à ministra da Saúde, Marta Temido, na qual adverte que a ausência permanente da representação da ARSLVT na comissão distrital “limita a informação, assim como a latitude das decisões e da ação de resposta ao nível de todo o distrito”.

A carta na íntegra

Exma. Senhora Ministra da Saúde

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal, a que tenho a honra de presidir, tem vindo a desenvolver uma notável atividade com um profundo envolvimento no combate à pandemia ao Corona Vírus, no quadro das orientações e medidas do estado de emergência, do Plano Distrital de Emergência, bem como de todas as diretivas emanadas até ao momento pela DGS, em articulação com todos os Municípios e restantes Agentes de Proteção Civil.

Este trabalho, que envolve 25 entidades da área da proteção civil, da segurança, da saúde, da segurança social, os bombeiros, os municípios e outras entidades, exige uma correta e rápida articulação de todos, ao nível da informação, da decisão e ação no terreno.

Dirijo-me a Vexa. para que interceda no sentido de nos ajudar a resolver uma situação que consideramos de falta de respeito, de todo inaceitável, que é a ausência permanente da representação da ARSLVT nesta Comissão Distrital.

Esta ausência limita a informação, assim como a latitude das decisões e da ação de resposta ao nível de todo o distrito, assim como a articulação de todos os atores que estão no terreno.

Este comportamento contrasta com a posição correta e colaborativa da ARS Alentejo Litoral, assim como com a forma, a todos os títulos excecional, como o sistema de saúde está a responder nesta situação de emergência nacional a todos os portugueses, a partir da orientação quer da administração, quer do governo.

Certa da sua compreensão, fico a aguardar os resultados dos seus bons ofícios.

Com os melhores cumprimentos

A Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil

Maria das Dores Meira

Presidente da Câmara Municipal de Setúbal