13° Céu limpo
Covid-19 | Primeira fase de vacinação dos bombeiros

Cerca de sessenta bombeiros de Setúbal, entre sapadores e voluntários, foram na manhã de dia 12 vacinados contra a Covid-19, no âmbito do calendário definido a nível nacional para execução do plano de vacinação.


Ricardo Rodrigues e Marco Vicente, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS), foram os primeiros profissionais a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Eram 10h02 em ponto.

“Não estou nada nervoso. Recebi um telefonema ontem a dizer que era para estar aqui hoje para tomar a vacina. E aqui estou eu”, disse, animado, Marco Vicente, que integra a companhia há mais de duas décadas, antes de estender o braço para levar a injeção. “Nesta profissão, mesmo que queiramos estar distantes, nem sempre é possível. Estou confiante.”

Depois de Ricardo e Marco, seguiram-se, durante a manhã de dia 12, mais 33 bombeiros sapadores e 25 voluntários.

As vacinas foram administradas no quartel dos Sapadores por uma equipa constituída por uma médica e quatro enfermeiras do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida. Mas primeiro, quem chega tem de preencher um questionário de saúde e, depois da toma, aguardar meia hora para se perceber se há reações.

O comandante da CBSS, Paulo Lamego, explica que para inocular metade do efetivo das duas instituições de bombeiros do concelho, como está definido nesta fase, faltam ainda cerca de duas dezenas de elementos, processo que fica concluído até ao final da próxima semana.

Os bombeiros agora vacinados recebem a segunda dose ao fim de cerca de doze semanas.