GATEM - Espelho Mágico | inauguração de instalações

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, afirmou no dia 25 que a inauguração da nova sede da GATEM – Espelho Mágico, em instalações cedidas e requalificadas pela autarquia, enquadra-se na estratégia de melhoria das condições de trabalho do movimento associativo.


“Quero recordar-vos que assumi, no início do mandato, o compromisso de procurar responder às necessidades estruturantes das instituições do movimento associativo e aqui estamos, com satisfação, a cumprir este objetivo da GATEM e da Câmara Municipal”, afirmou o autarca ao fim da tarde, na cerimónia de inauguração do espaço, situado na Rua da Figueira Grande, na Bela Vista.

Ao longo de 28 anos de atividade ininterrupta, a GATEM, Cooperativa Cultural, CRL, que sucedeu ao Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, constituído em 1995, produziu 41 produções teatrais, em especial para a infância e para toda a família, além de organizar, em parceria com a Câmara Municipal, o Bambolinices – Festival de Teatro e Artes Performativas, que já teve três edições.

André Martins revelou que “o sentimento é de grande alegria” por, com a inauguração das novas instalações da GATEM, se estar “a cumprir” o que assumiu na candidatura à liderança da Câmara Municipal de Setúbal, além da cooperativa ter agora “instalações adaptadas à sua atividade”.

Ao considerar que a GATEM tem “um relevante papel na dinamização do concelho”, o autarca saudou os artistas que para ela contribuem e deixou um agradecimento especial aos trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal pela execução da obra de requalificação do espaço.

A Câmara Municipal cedeu à GATEM – Espelho Mágico dois imóveis localizados no Bairro da Bela Vista, para que a cooperativa cultural disponha de instalações adequadas ao desenvolvimento da sua atividade de teatro.

De acordo com a proposta aprovada na reunião pública de 8 de novembro, a autarquia cedeu, em regime de comodato, duas frações das quais é proprietária na Rua da Figueira Grande, uma com 211 e outra com 274 metros quadrados, a título gratuito, pelo período de quatro anos.

“Estas boas instalações foram requalificadas pelos serviços municipais e adaptadas conforme as solicitações da GATEM, adequando-se às suas necessidades de trabalho e de funcionamento”, evidenciou o presidente do município.