19° Céu limpo
Comemorações 25 de Abril de 2019 - pintura de mural nos bairros dos Pescadores e Grito do Povo

As obras de requalificação urbana dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo, são inauguradas na tarde do dia 7 de dezembro, em cerimónia que inclui uma caminhada com animação cultural pelas ruas daqueles bairros setubalenses.


O momento comemorativo tem início às 15h00, na Rua de São Pedro, no Bairro dos Pescadores, com a “Caminhada Setúbal Conserva”, a qual conta com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a par de vereadores.

A caminhada reserva, ao longo do percurso pelas ruas dos bairros, um conjunto de apontamentos culturais de animação para a população com atuações de Bombo’Sapiens, da ESTuna e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, bem como um espetáculo de estátuas vivas.

Um dos destaques do programa realiza-se às 15h45, na Rua de Nossa Senhora no Carmo, no jardim junto do mural “Aqui Sou Livre”, para inauguração de uma escultura de homenagem à indústria conserveira e visita às intervenções de requalificação executadas no campo de jogos da EB 1 do Viso.

A “Caminhada Setúbal Conserva” culmina na Rua Grito do Povo, junto do mural “Grito dos Pescadores”, para uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a que se segue um lanche-convívio e um apontamento musical a cargo de Jorge Nice.

As obras de reabilitação urbana executadas nos bairros dos Pescadores e Grito do Povo resultam de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Setúbal a financiamento comunitário, com fundos canalizados através do Programa Operacional Regional de Lisboa – Portugal 2020.

A empreitada de “Requalificação Urbana do Bairro dos Pescadores e Grito do Povo”, um investimento global superior a dois milhões de euros, financiada com uma taxa de 50 por cento, foi dinamizada no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

A operação realizada nestes bairros permitiu a criação de zonas de lazer, de estadia e de circulação, assim como áreas de enquadramento, incluindo espaços verdes, que contribuem para uma maior versatilidade de usos do espaço público e em condições favoráveis de maior conforto urbano.