Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância - Campanha Laço Azul

A Câmara Municipal de Setúbal associou-se à campanha distrital Laço Azul, de sensibilização para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.


A iniciativa, promovida pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do distrito de Setúbal no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, contempla a realização de uma atividade em cada concelho, com a participação de motoclubes, que percorrem escolas, sedes de municípios e de juntas de freguesia, esquadras da PSP e postos da GNR, centros de saúde e centros comunitários para promover os direitos das crianças e sensibilizar para a importância de prevenir os maus tratos.

No concelho sadino, a iniciativa conta com a participação do Moto Clube de Setúbal, que partiu no dia 23 de abril, às 09h40, da Escola Básica Barbosa du Bocage para um périplo que incluiu passagens pelas escolas secundárias du Bocage, Lima de Freitas, Sebastião da Gama e D. João II, Escola Básica Luísa Todi e Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago.

O percurso na cidade terminou defronte dos Paços do Concelho, onde a presidente do município, Maria das Dores Meira, acompanhada do vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Pedro Pina, sublinhou a importância de alertar a comunidade em geral para o trabalho intenso que é feito nesta área e para aquilo que ainda há por fazer.

“Importa continuarmos todos a assumir as nossas responsabilidades, a capacitar os novos técnicos, a valorizar os profissionais que trabalham nas escolas e a apoiar as famílias que confiam nas entidades com atuação nesta área. É fundamental continuarmos a lutar pela erradicação dos maus-tratos também na infância.”

Numa altura em que se comemoram os 47 anos do 25 de Abril, Maria das Dores Meira destacou que “celebrar a Liberdade é também relembrar os que continuam com amarras, e ainda são muitos, infelizmente”.

A autarca congratulou as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do distrito pela realização da iniciativa e o Moto Clube de Setúbal, que, de acordo com o presidente da direção, Paulo Mascarenhas “está sempre disponível para ajudar a comunidade no que for necessário”.

Após a paragem nos Paços do Concelho, os motards partiram em direção a Palmela para passar o testemunho ao Moto Clube de Palmela, que, após um percurso por vários locais do concelho, segue para a Moita. Durante o dia 23, a iniciativa passou ainda por Montijo e Alcochete.

“Ainda há uma longa jornada pela frente. Boa viagem e obrigada pela vossa participação. O feedback dos alunos e professores foi muito bom”, sublinhou a presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Setúbal, Isabel Braz.

A campanha Laço Azul, que teve início a 20 de abril em Sines, termina no dia 27 no Santuário de Cristo Rei, em Almada, numa ação em que os motards formarão um laço azul gigante com as motos.