Cinema junta avós e netos

O programa “Cinema para famílias”, promovido pela Junta de Freguesia de São Sebastião em parceria com a Associação Cinematográfica 50 Cuts, proporcionou uma iniciativa cultural gratuita, no Auditório Bocage, para assinalar o Dia Mundial dos Avós.


Com o objetivo de promover um convívio intergeracional entre avós e netos, a sessão, a 25 de julho, incluiu a exibição de duas curtas-metragens e o momento musical ao vivo “Recordar é Viver”, com o acordeonista Sérgio Pastor, que interpretou músicas clássicas do cinema nacional e do teatro de revista, fados emblemáticos, valsas e marchas populares, levando o público a acompanhar com palmas e a dançar.

“A Corrida”, realizada por alunos da Universidade Lusófona, foi a primeira curta-metragem projetada. Com a particularidade de os principais papéis serem desempenhados por avós, conta a história do sem-abrigo Anacleto, cuja vida ganha significado quando calça os ténis e corre, sem qualquer objetivo ou destino.

Seguidamente, a plateia composta maioritariamente por crianças e seniores assistiu a “O meu Avô”, uma curta-metragem portuguesa de ficção, realizada por Tony Costa e parcialmente filmada em Palmela, que marca a última interpretação do falecido ator António Rama no cinema.

O filme retrata o fortalecimento da relação afetiva entre uma criança urbana de 10 anos e os seus avós, que vivem no campo. O neto cria uma cumplicidade especial com o avô, com quem aprende a ser honesto, a honrar compromissos e, até, a conduzir uma motorizada.

A projeção do filme “Tudo isto é fado”, às 16h00 de 6 de outubro, igualmente no Auditório Bocage, prossegue o programa “Cinema para Famílias”, que tem como objetivo proporcionar o acesso gratuito e descentralizado a atividades de lazer e cultura.