Corrida da Liberdade

A Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), autarquia organizadora da 14.ª Corrida da Liberdade, em parceria com o movimento associativo, implementou este ano algumas inovações na prova, a realizar no dia 25 de abril, no Parque da Lanchoa, no âmbito das comemorações dos 45 anos da Revolução dos Cravos.


A Corrida da Liberdade ganha este ano uma nova dimensão com a implementação de alterações que têm como objetivo atrair mais participantes e impulsionar o evento, de participação gratuita, que integra duas provas competitivas: Prova Longa e Prova Família/ Desporto Adaptado.

A extensão do percurso da Prova Longa, de 6 para 10 quilómetros, é uma das novidades desta 14.ª edição, que, pela primeira vez, conta com um sistema eletrónico de cronometragem, através de chips integrados nos dorsais. Desta forma, vai ser possível saber o tempo que cada participante demora a concluir a prova, tornando-a mais aliciante para os atletas.

As classificações serão atribuídas por vários escalões, tendo em conta a idade e género, nomeadamente, Seniores Masculino e Feminino (até 39 anos), M40 Masculino e Feminino (dos 40 aos 49 anos), M50 Masculino e Feminino (dos 50 aos 59 anos) e M60 Masculino (a partir dos 60 anos de idade). Os troféus serão entregues aos três atletas mais rápidos em cada escalão e categoria, num total de 21. Os participantes menos velozes, que se classifiquem entre a 4.ª e a 10.ª posição, recebem medalhas.

Além destas alterações, que prometem cativar mais atletas, a organização decidiu também tornar a Corrida da Liberdade num evento com uma vertente de sensibilização ambiental, através do programa Ecoeventos da Amarsul, que consiste na intervenção de equipas especializadas de sensibilização com vista ao aumento da reciclagem nos eventos, e inclui o fornecimento de suportes para sacos e estruturas de recolha de resíduos valorizáveis.

As questões ambientais e a sensibilização dos seus Fregueses são uma preocupação constante da Junta de Freguesia de S. Sebastião que vê neste projeto uma mais valia para a sensibilização dos participantes do evento, bem como uma boa prática ambiental no local onde este se realiza, nomeadamente no Parque da Lanchoa, onde vai estar instalada uma estrutura com quatro contentores de 120 litros para colocação de embalagens de plástico/metal, junto à meta. Depois de separados, os resíduos de embalagens serão recolhidos e entregues pela JFSS à Amarsul, empresa responsável pela reciclagem e valorização desses mesmos resíduos.

Organizada em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, a Associação de Atletismo Lebres do Sado, a Werun e o patrocínio do Inatel, Ponto Seguro, Seguros Mutua e Nutriset, a 14.ª Corrida da Liberdade tem início às 10 horas, com a partida dos participantes da Prova Longa, sendo que, 15 minutos depois, partem os participantes da Prova Família/ Desporto Adaptado (2 Km).

Além da competição, o evento inclui outras atividades que decorrem durante a manhã, no Parque da Lanchoa, a partir das 9 horas, com aulas de Zumba, pelo Ginásio Nutriset, música e uma exposição de pintura do Projeto Sénior Tradições, promovido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião.