Film Fest - 5.ª edição - As Primeiras Mulheres Desagradáveis no Cinema

A exibição de curtas-metragens sobre o palhaço Koko, numa sessão dedicada às famílias com música ao vivo pelo Conservatório Regional de Setúbal, encerrou na tarde de 22 de outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi, a quinta edição do Film Fest.


O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, proporcionou uma dezena de sessões de apresentação de filmes sonorizados por bandas sonoras exclusivas interpretadas ao vivo, no Fórum Municipal Luísa Todi e no Cinema Charlot – Auditório Municipal, bem como workshops e um encontro de realizadores e produtores de cinema, entre os dias 13 e 22 de outubro.

A sessão “Saído do tinteiro: o Palhaço Koko”, que encerrou o Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, exibiu várias curtas-metragens de animação de Max Fleischer e Dave Fleischer sobre as peripécias e aventuras do famoso palhaço Koko.

A exibição das películas foi acompanhada de música ao vivo pelo Conservatório Regional de Setúbal. A atriz Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, fez a locução dos intertítulos.

A quinta edição do Film Fest apresentou ainda, na noite de 21 de outubro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, a sessão “As Primeiras Mulheres ‘Desagradáveis’ no Cinema”, com a exibição dos filmes “Rainhas da Destruição” e “Tu não mandas em mim”, ambos de vários autores.

As bandas sonoras criadas especialmente para a exibição destas películas no Film Fest foram interpretadas por Violeta Azevedo e Bertrand Bertrand, no caso de “Rainhas da Destruição”, e pelo projeto Descomposição Transitória Ambulante, de Maria do Mar e Felice Furioso, no que diz respeito a “Tu não mandas em mim”.

Também no dia 21, à tarde, o Fórum Municipal Luísa Todi acolheu a exibição da película “As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques”, de Lev Kuleshov, acompanhada de música criada por Robert Schumann e Felix Mendelssohn e interpretada ao vivo pelo Ensemble da Orquestra Metropolitana de Lisboa, composto por José Pereira, Joana Dias, Santiado Medina e Tiago Mirra.

Os últimos dias do premiado Film Fest contaram ainda, na sexta-feira, no Charlot, com a exibição do filme “A Boneca”, de Ernst Lubitsch, com música do projeto Cabra Cor de Rosa, composto por Vasco Espinhal Otero, Gabriel Salvador e Vasco Carvalho.

O mesmo equipamento municipal acolheu, nos dias 18 e 19, as sessões para escolas “Baby Peggy em dose dupla”, com a exibição das películas “A jovem repórter” e “Carmen, Jr.”, de Alfred J. Goulding, com banda sonora original interpretada por Joana Rolo.

Cine-concertos, workshops e um encontro de realizadores e produtores também fizeram parte do programa da quinta edição do Film Fest que partilha o prazer de assistir a filmes musicados no momento em sessões para todos os públicos.