Parecia ser uma manhã normal no Mercado do Livramento, mas poucos minutos antes das 11h00 alguma agitação vinda do primeiro piso denuncia que algo vai acontecer.

“Parece que estão vestidos com fatos de marchas. Se calhar vão desfilar hoje, mas não sei onde”, comentam alguns comerciantes, que, ao olharem para cima, percebem que estão a decorrer preparativos.

Mas rapidamente retomam o trabalho porque os clientes não esperam e, alheios ao que poderá estar prestes a ocorrer, continuam a fazer as compras numa manhã normal de terça-feira.

A cor e a vivacidade próprias da praça ganha, de repente, outra dinâmica quando se ouvem os primeiros acordes de uma música que concretiza as expectativas de quem já tentava adivinhar o que vinha por aí.

Comerciantes e clientes olham para todos os lados a tentar perceber de onde vem a música e, finalmente, ao fundo, pelas portas que ladeiam o painel de azulejos entram os primeiros marchantes.

Há alegria e surpresa nas caras de quase todos, pois alguns já sabiam e ajudaram a esconder a iniciativa, como é o caso do presidente da Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento, Henrique João. “Toda publicidade que se faz ao mercado é sempre bem-vinda, desde que não colida com o normal funcionamento deste espaço maravilhoso.”

Os 21 marchantes, funcionários da Divisão de Ambiente e Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, cantam, dançam e pedem a todos que os acompanhem e batam palmas.

Na zona central do mercado, à volta da marcha, juntam-se dezenas de pessoas, alguns dançam, outros tentam trautear a música e a maioria empunha máquinas fotográficas e telemóveis para registar o momento.

Os objetivos do flashmob foram surpreender os comerciantes e visitantes com um momento de alegria e contribuir para a promoção do Mercado do Livramento.

“As pessoas que estavam a assistir filmaram, vão difundir na internet e com certeza teremos muitos ‘gostos’ e muitas visualizações no youtube e no facebook. É mais uma boa iniciativa para promover o mercado”, salienta a vereadora das Atividades Económicas, Carla Guerreiro

Joana Gonçalves, 36 anos, é uma das habituais clientes do mercado, que, com os sacos de compras numa mão e telemóvel na outra, regista tudo para depois “partilhar no facebook”.

Confessa que ficou surpreendida quando percebeu o que se estava a passar e acredita que “mais iniciativas como esta deviam realizar-se com alguma regularidade para dar outra dinâmica” ao espaço.

O Mercado do Livramento “já dispensa apresentações, pois é conhecido em todo o mundo”, garante Joaquim Costa, 60 anos, mas, ainda assim, considera que “tudo o que contribua para mostrar que Setúbal é uma terra bonita é bem-vindo”.

Há um ano, o vídeo de outro flashmob realizado no Mercado do Livramento, com dois cantores de ópera, obteve ampla projeção, com mais de meio milhão de visualizações na internet e muitas críticas positivas.

“O de hoje tem um gosto especial, pois foi feito pelos nossos trabalhadores”, sublinha a vereadora Carla Guerreiro.