29° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | Entrega de materiais de proteção | Bacalhôa Vinhos

Setúbal recebeu 8500 máscaras de proteção e 1700 litros de desinfetante, que foram distribuídos no dia 9 de abril por diversas entidades locais, câmara municipal e juntas de freguesia, numa oferta solidária destinada a dar resposta à escassez destes materiais imprescindíveis durante a pandemia.


Coordenada com instituições locais e nacionais, a Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa sediada no concelho, mobilizou-se para arranjar soluções que conseguissem suprir as carências que profissionais de saúde, elementos de proteção civil, forças de segurança, autarquias, e lares têm enfrentado no combate ao coronavírus.

Câmara Municipal de Setúbal, juntas de freguesia, Centro Hospitalar de Setúbal e unidades de saúde do concelho, delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, Proteção Civil e forças de segurança levantaram, esta manhã, o material de proteção contra a Covid-19 na sede da empresa, em Azeitão.

Do material médico e de proteção encomendado pela própria empresa vinícola para Setúbal, consta um total de 8500 máscaras, que chegaram esta semana da China, e 1700 litros de álcool gel, produzidos graças à cooperação de uma unidade de destilação nacional.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, as ações de solidariedade tomadas por inúmeras instituições e empresas do concelho “neste momento de crise” traduzem-se “em verdadeiros exemplos para Portugal”.

Esta ação integra-se numa campanha de âmbito nacional desenvolvida pela Bacalhôa Vinhos, que angariou quatro mil litros de gel desinfetante e 15 mil máscaras cirúrgicas para distribuição nos concelhos do Porto, Setúbal, Aveiro, Anadia, Oliveira do Bairro, Águeda e Estremoz, com os quais a empresa tem uma ligação especial.

A disponibilização de tratores, utilizados normalmente no tratamento de vinhas, para a desinfeção das ruas é outras das medidas envolvidas neste projeto, o que, no caso de Setúbal, decorre desde o final de março, com quatro unidades.

Estes meios, postos ao dispor do município, permitiram reforçar a intervenção de higienização do concelho desenvolvida para garantir as condições de segurança da população.

Cada veículo, com capacidade de dois mil litros e equipado com um nebulizador, ou seja, um instrumento que espalha o desinfetante em forma de vapor, chegando a todos os locais, assegura a lavagem de sete quilómetros de rua por hora.

Até à data, já percorreram mais de quinhentos quilómetros de vias nas cinco freguesias de Setúbal numa tentativa de reduzir os riscos de contaminação e de infeção por Covid-19.