17° Muito nublado
COVID-19_Desinfeção_Ozono_Fórum_Luisa_Todi

A desinfeção dos espaços municipais interiores de Setúbal foi reforçada no dia 23 com uma nova máquina de limpeza à base de ozono, que não liberta produtos nocivos para a saúde da população.


O novo equipamento adquirido pela Câmara Municipal de Setúbal tem como propósito a desinfeção de instalações e viaturas municipais, com recurso a um processo de limpeza a seco e sem químicos.

Esta solução, a mais indicada em tratamentos de desinfeção em espaços interiores, por não apresentar efeitos colaterais para a saúde, é feita através do recurso a água e ozono.

O equipamento foi utilizado pela primeira vez na manhã de dia 23 na limpeza geral das instalações do Fórum Municipal Luísa Todi, a principal sala de espetáculos de Setúbal.

Esta solução vai ser usada igualmente para a higienização diária da Escola dos Arcos, transformada num centro de testes da Covid-19.

O ozono é um composto natural que quando combinado com água desenvolve-se como um potente desinfetante ecológico, extremamente oxidante e que se torna eficaz na eliminação de diversos microrganismos, tornando-se, deste modo, um aliado no combate à propagação do novo coronavírus.

À semelhança do que tem vindo a acontecer ao longo do último mês, a rota de intervenções das brigadas especiais da autarquia, que continuam a atividade diária, intensa e permanente de desinfeção do território, mantém-se ativa e sem data para abrandar os trabalhos.

Durante o dia 23, equipas da Higiene Urbana e Espaços Verdes da autarquia, devidamente equipada com máscaras e outros equipamentos de proteção individual, desenvolveram trabalhos de limpeza em diversos locais, com máquinas de jato e pressão e recurso a água e hipoclorito de sódio na limpeza do mobiliário urbano.

Ao mesmo tempo, outras equipas municipais efetuaram higienizações na via pública, com recursos a tratores que circulam pela via pública e espalham uma solução de limpeza e desinfetante através do efeito nebulizador.

Os trabalhos de limpeza e desinfeção dos espaços públicos do concelho de Setúbal são desenvolvidos freguesia a freguesia, bairro a bairro, rua a rua, em especial em locais com maior fluxo de circulação de pessoas.

A campanha de higienização intensa do concelho decorre em permanência e insere-se na operação de larga escala desencadeada pelo município no âmbito do plano de contingência criado para lidar, no concelho, com a atual crise de saúde pública.

A Câmara Municipal de Setúbal apela à população para a adoção de comportamentos cívicos que contribuam para manter a salubridade e limpeza do concelho, respeitando as regras de deposição de resíduos sólidos urbanos nos contentores e os horários de recolha.