A iniciativa, dinamizada pela Disable Divers International (DDI) Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade, é realizada no âmbito do projeto “Mergulhadores Especiais”, que pretende demonstrar os benefícios do mergulho para cidadãos portadores de deficiência.

As “III Jornadas de Mergulho Sem Barreiras” contam com a presença do vice-presidente da DDI, Flemming Thyge, que estará acompanhado de um representante da DDI Portugal, Paulo Guerreiro.

Um curso de instrutores da DDI, no dia 25, entre as 18h00 e as 24h00, na Biblioteca Municipal de Setúbal, é a primeira atividade do programa, desenvolvido ao abrigo do turismo de inclusão.

No dia seguinte, a 26, decorre uma nova sessão do curso de instrutores, desta feita das 09h00 às 15h30, na piscina do LATI. O mesmo local acolhe, das 16h00 às 19h00, a atividade de experiências de mergulho com pessoas portadoras de deficiência.

No mesmo dia, às 21h30, realiza-se o workshop “Turismo e Desporto pela Reabilitação e Inclusão”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Retrospetiva e projetos para o futuro”, por Paulo Guerreiro, “Mergulho para todos: O desafio”, conduzido por Carlos Cruz, da Best Dive, e “A reabilitação pelo Desporto”, dinamizado por José Pavoeiro, da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores, são alguns dos temas em debate.

O workshop, moderado pela jornalista Ana Valente, conta ainda com as intervenções “A DDI no Mundo”, por Flemming Thyge, e “O prazer de mergulhar” e a “A importância do mergulho para um desportista”, por Ana Gago e Hugo Maio, respetivamente, ambos da DDI OWD.

As “III Jornadas de Mergulho Sem Barreiras” terminam no dia 27, com novo curso de instrutores, entre as 09h00 e as 13h00, na Biblioteca Municipal de Setúbal.