MAPS 2023 - “Performances no Bairro” levou a arte às montras e janelas da Baixa da cidade, com a participação de 13 artistas

A quinta edição da MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal está na reta final e, até dia 15 de julho, reserva mais um conjunto de performances criativas no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística.


No dia 14, às 19h45, decorre o jantar-performance “LandMarks #3 – a question of identity”, de Rebecca Moradalizadeh, artista plástica luso-iraniana que explora a performance art, vídeo, fotografia, instalação e gastronomia, incidindo sobre questões do corpo, território, memória, arquivo e vestígios da sua identidade iraniana.

“Fuck Her, Fuck Him” é a proposta de Ludmilla Ramalho & Ricardo Guerreiro Campos, numa performance sobre a expressão de conotação sexual com aspeto de violência, com início marcado para as 22h00 também de dia 14.

No último dia da MAPS 2023, a 15, a “Biblioteca Verde Itinerante” promove, a partir das 15h00, uma espécie de clube de leitura que convida ao encontro e discussão de assuntos relacionados com a crise climática, no âmbito do projeto “Terminal (O Estado do Mundo)”, de Inês Barahona e Miguel Fragata.

Às 18h00, Cláudia Gaiolas e Judite Canha Fernandes apresentam, pela primeira vez, “Como seria nadar há 50 anos? | O Coro imaginário do prazer”, criação selecionada pelas Bolsas de Criação Artística 2022.

“Ficar no Papel”, de Carlota Oliveira e Inês Oliveira, é a performance que encerra a quinta edição da MAPS, no dia 15, a partir das 21h30.

A quinta edição da MAPS, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, está a decorrer desde o dia 6 de julho com um programa de atividades, em vários locais da cidade, que promovem o encontro entre criadores artísticos e público.

O evento tem como foco a apresentação de trabalhos de artistas emergentes e contemporâneos, os quais têm como traço comum o debate de temas fundamentais que refletem preocupações da atualidade.