A coletividade, que arrecadou ainda os prémios na categoria de música e de melhor madrinha, Inês Pereira, recorreu à calçada portuguesa e a canteiros florais para evocar “Pedaços de um passado, uma História, uma lição”, com as mulheres a desfilarem embelezadas por flores, enquanto os homens prestaram uma homenagem aos antigos funcionários de limpeza urbana da cidade.

O júri, presidido pela cantora Maria José Valério, atribuiu o segundo lugar ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que recebeu também os prémios de melhor letra e de desfile.

Amores e namoricos, personificados por um Zé pintor e uma Rosa florista, inspiraram esta marcha, pontuada por flores e paletas, sobre o “Bairro Santos, tela de pintores e floristas”.

O restante lugar do pódio é ocupado pelo Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, que, com o tema “No meu bairro tão velhinho… foi a nossa inspiração”, numa homenagem à evolução da própria marcha e do antigo Bairro da Trindade, leva ainda para casa os troféus de coreografia, cenografia e figurino.

Esta coletividade foi, no entanto, penalizada com dois pontos, conforme disposto na alínea c) do ponto 4 do artigo 17.º, por incumprimento do ponto 1 do art.º 17.º do Regulamento do Concurso das Marchas Populares de Setúbal.

A quarta e a quinta posições coube, respetivamente, à União Desportiva e Recreativa das Pontes e à ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal

Grupo Desportivo Independente, em sexto, Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão, em sétimo, Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, oitavo, Diabo no Corpo – Associação Cultural, nono, e Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade, décimo, são os restantes lugares da classificação geral.

A entrega de prémios do concurso, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com o patrocínio da SGS Car e os apoios da Europrol e da Aplaudir, realiza-se a 26 de julho.

A cerimónia, com atuação das madrinhas e a presença dos marchantes e alguns arcos, tem lugar na Feira de Sant’Iago, na Praça do Mundo, a partir das 21h00.

 

Documentos Relacionados