Parcialmente nublado
Reabilitação do Convento de Jesus - 2.ª fase

A segunda fase de intervenções no Convento de Jesus, em Setúbal, avança a bom ritmo, com um conjunto de intervenções de restauro e conservação que possibilita a reabertura de mais espaços do monumento nacional.


A operação liderada pela Câmara Municipal de Setúbal está centrada, nesta fase de intervenções, nas alas Este e Norte do Convento de Jesus, assim como nos claustros, na igreja e na sala do Coro Alto.

Uma das operações realizadas recentemente diz respeito à colocação de pavimento em microbetão afagado na zona de deambulatório dos claustros do Convento de Jesus, num total de cerca de 380 metros quadrados.

Esta solução arquitetónica, sem necessidade de manutenção, é igualmente adotada noutras salas do piso térreo do monumento nacional setubalense, incluindo espaços já reabilitados em 2015, na primeira fase de obras naquele património.

Paralelamente, está também em curso a reabilitação da envolvente do Convento de Jesus, com trabalhos na praça defronte ao edifício de arquitetura manuelina e na zona de estacionamento localizada a norte/poente.

A Câmara Municipal de Setúbal está ainda a ultimar uma nova fase de intervenções no Convento de Jesus, com ações destinadas a conservar e a restaurar salas que não foram contempladas na operação atualmente em curso.