Dança Oriental e as 1001 Noites

A dança e cultura árabe estão em destaque no Parque do Bonfim, nos dias 2 e 3 de julho, com o Maktub Dance Festival, que inclui concertos, workshops, mostra de artesanato e um espetáculo de fogo.


O certame, criado em 2017 e que teve as designações de Dança Oriental e 1001 Noites, traz à cidade de Setúbal algumas das referências que constituem a cultura árabe, em particular a dança e a música.

De entrada livre, mediante reserva de bilhetes consoante as atividades, o programa tem início no dia 2, às 19h00, com a abertura da mostra de artesanato oriental, com venda de produtos como marroquinaria, chás e bolos tradicionais árabes, frutos secos e caramelizados, ervas e especiarias, vestuário de dança, cosmética natural, vestuário casual e tatuagens henna.

A feira oriental volta a abrir no dia seguinte, mas às 16h00, encerrando, em ambos os dias, às 22h30.

O Maktub Dance Festival reserva, também para os dois dias do certame, sempre a partir das 19h00, o Arabic Lounge, espaços para descontrair ao som de música DJ, performances de bailarinas de dança oriental, beber chá e experimentar bolos tradicionais árabes.

Catarina Branco, parceira da Câmara Municipal de Setúbal na organização do festival, conduz dois workshops, de iniciação à dança oriental, no dia 2, às 19h00, e de folclore árabe, no dia 3, às 18h30.

A oficinas de dança são gratuitas, sendo necessário inscrição neste endereço.

Américo Ribeiro dá um workshop de iniciação aos ritmos árabes, dia 3, às 16h00, com inscrições a realizar através do mesmo endereço de internet.

Espetáculos de dança oriental decorrem, a 2 de julho, às 20h00, e a dia 3, às 19h30, com o programa do Maktub Dance Festival a incluir concertos de música árabe, dia 2, às 21h00, com Eduardo Ramos Moçárabe, e dia 3, à mesma hora, com Trio Alcatifa.

A terminar a programação do certame, dia 3, às 22h00, realiza-se um espetáculo com cuspidores de fogo e malabaristas.

Tal como as restantes atividades prevista para o Maktub, as entradas são livres tanto para os concertos como para o espetáculo de fogo, embora seja necessário proceder ao levantamento antecipado de bilhetes na Casa da Cultura.

Devido à situação pandémica, os horários das atividades previstas para o certame podem sofrer alterações mediante, sendo obrigatório o uso de máscara, bem como a desinfeção de mãos à entrada e saída do recinto do evento.