A sessão sobre o Retábulo do Convento de Jesus, integrada no programa local das Jornadas Europeias do Património 2016, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, contou com intervenções de Fernando António Baptista Pereira, Manuel Batoréo, Alice Alves e Maria José Francisco, autores de um livro sobre o retábulo que se encontra patente na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

Com cerca de três dezenas de pessoas a assistir, os autores apresentaram diversas informações, sempre acompanhadas de imagens, sobre a importância da conservação do retábulo e as técnicas utilizadas na preservação desta obra, composta por 14 quadros pintados a óleo sobre madeira de carvalho.

Um dos processos apresentados, através da projeção de imagens, foi a técnica da radiografia, que permite identificar aspetos do quadro que não são visíveis a olho nu, como verificar as condições de preservação e outros pormenores que permitem caracterizar cada vez melhor o conjunto, como as referências à religião.

Os cuidados a ter cada vez que a obra tem de ser transportada para integrar exposições foi outro dos temas abordados.

Além deste encontro, as Jornadas Europeias do Património incluíram em Setúbal, igualmente no dia 25, a participação de pessoas no processo de tratamento dos materiais arqueológicos do Convento de Jesus.

Mais de três dezenas de crianças, jovens e adultos, incluindo famílias completas, ajudaram na lavagem de material arqueológico encontrado durante intervenções no monumento e procederam depois à sua reconstituição, através da colagem de fragmentos.

Todos colaboraram nas atividades e ficaram a conhecer um pouco melhor o trabalho desenvolvido pelos arqueólogos após uma escavação.