Plano Estratégico de Cultura de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou em 20 de dezembro, em reunião pública, a submissão da versão 0 do Plano Estratégico Municipal para a Cultura Setúbal 2030 a consulta pública, por um prazo de trinta dias.


A elaboração do documento, iniciada em outubro de 2022, resulta de um processo participativo, com contributos de mais de sete dezenas de pessoas, coordenado pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho, em colaboração com o município de Setúbal, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa, do Portugal 2020.

O processo contemplou o diagnóstico das dinâmicas culturais municipais, na primeira etapa realizada no final de 2022, e o Laboratório Cidadão – Cultura Setúbal 2030, numa segunda fase que decorreu no primeiro semestre de 2023.

Com “a colaboração efetiva dos protagonistas do ecossistema cultural de Setúbal”, destaca a deliberação camarária, foram definidas 144 medidas, 36 objetivos, 12 objetivos estratégicos e três eixos estratégicos, assentes no património, sustentabilidade e comunidades; criação, mediação e democracia cultural; redes, coesão e monitorização.

Em resultado deste trabalho foi elaborada a versão 0 do Plano Estratégico Municipal para a Cultura Setúbal 2030, a qual é submetida a consulta pública por um prazo de trinta dias para recolha de contributos e sugestões que podem ser remetidas pelo endereço de correio eletrónico dicul@mun-setubal.pt.

O documento encontra-se disponível para consulta no site da Câmara Municipal de Setúbal, acessível em nesta ligação.

No final da consulta pública, o documento será revisto pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho, preservando o trabalho participado já desenvolvido, e será depois submetido a apreciação pela Assembleia Municipal, garantindo a sua execução de acordo com o calendário em vigor.

 

Documentos Relacionados