A intervenção, uma empreitada liderada pela Câmara Municipal e que materializa um investimento superior a 40 mil euros, é concretizada no âmbito do plano anual de gestão do arvoredo do município.

Os trabalhos, com conclusão prevista para o final do mês, são realizados por uma equipa especializada, apoiada por meios mecânicos extensíveis e feitas, quando necessário, com recurso à técnica de escalada.

As operações incluem podas sanitárias, com incidência na remoção de troncos secos, e de manutenção, direcionadas sobretudo para a redução de copas, ações que visam a melhoria das condições de segurança na circulação na via pública.

A madeira proveniente desta intervenção a decorrer desde o final de fevereiro é recolhida pela empresa para tratamento adequado, enquanto os ramos mais pequenos são triturados imediatamente após o corte. 

O conjunto de árvores de grande dimensão intervencionada no âmbito desta empreitada inclui espécimes existentes nas freguesias de S. Sebastião e, numa área mais central, na União das Freguesias de Setúbal.