Baía de Setúbal

Setúbal assume várias posições de destaque no Rating Municipal Português, modelo integrado de avaliação da sustentabilidade de todos os municípios do país, apresentado, no dia 7, pela Ordem dos Economistas.


O concelho sadino ocupa o 19.º lugar do ranking global do estudo, que contemplou os 308 municípios do país e no âmbito do qual foram analisados 25 indicadores, reunidos em quadro dimensões principais, nomeadamente governação municipal, serviço aos cidadãos, sustentabilidade financeira e desenvolvimento económico e social.

Setúbal ocupa o 6.º lugar na tabela referente aos municípios considerados de grande dimensão, ou seja, com mais de cem mil habitantes, e aparece na 8.ª posição do índice referente às melhores prestações nacionais ao nível de sustentabilidade financeira.

Na dimensão relativa ao desenvolvimento económico e social, Setúbal ocupa o 26.º lugar no país, enquanto, no ranking global relativo aos municípios integrados na região de Lisboa, surge na quarta posição da tabela.

O Rating dos Municípios Portugueses, trabalho coordenado por Paulo Caldas, do Instituto Superior Técnico, é referente ao ano de 2018 e estabelece, igualmente, evoluções comparativas com dados recolhidos em 2016.

Em relação a 2016, Setúbal reforçou, por exemplo, as posições obtidas no ranking da região de Lisboa, onde subiu do 8.º para o 4.º lugar em 2018, e na tabela nacional da dimensão do desenvolvimento económico e social, onde ascendeu da 27.ª para a 26.ª posição.

Este índice da Ordem dos Economistas tem o objetivo de servir de barómetro ao desempenho dos municípios, apresentando-se como uma ferramenta destinada à gestão estratégica das autarquias.