Festas da Baía de Setúbal 2023 | Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar - presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins

O contributo da crescente relação de proximidade entre a Câmara Municipal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para o desenvolvimento do concelho foi destacado no dia 21 de setembro pelo presidente da autarquia, André Martins. 


 

“Ao longo dos anos, e em particular na última década, a câmara municipal e as várias administrações que passaram pela APSS construíram uma relação de efetiva cooperação e parceria. As duas instituições têm hoje uma relação de proximidade muito grande capaz de gerar parcerias como as Festas da Baía”, disse o autarca na sessão de abertura do “Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar – ligação porto cidade”, a decorrer no Fórum Municipal Luísa Todi.

O encontro, que inaugurou a primeira edição das Festas da Baía de Setúbal, com programa que contempla mais de cinco dezenas de iniciativas até 30 de setembro, numa organização da Câmara Municipal, APSS e Aporvela, reúne um conjunto de especialistas que analisam o tema “A relação Porto-Cidade na Agenda 2030 – Desafios e Oportunidades para o Porto de Setúbal”.

Para André Martins, a relação entre o porto e a cidade de Setúbal está cada vez mais reforçada em virtude de uma visão estratégica partilhada entre o município e a APSS, “fundamental para a ligação e usufruto da comunidade com o rio Sado e a requalificação do espaço urbano” e para “assegurar as condições necessárias aos novos desafios de desenvolvimento da atividade portuária e do tecido produtivo” da região.

“Um dos melhores exemplos desta colaboração”, indicou André Martins, é a gestão partilhada do espaço ribeirinho entre o Parque Urbano da Albarquel e a Doca das Fontainhas, em resultado de um protocolo celebrado em 2018 e que foi ampliado em fevereiro deste ano.

Outro exemplo desta parceria em prol do desenvolvimento económico do concelho e da região é o envolvimento em projetos como o da Marina de Setúbal, que “constituirá poderoso instrumento para melhor aproveitar este magnífico recurso”.

Fruto deste trabalho de parceria, “hoje, a cidade está frente a frente com a sua baía e o seu rio”, pois “foi possível devolver à cidade uma faixa muito considerável da zona ribeirinha urbana, na qual se destaca a Praia da Saúde”.

Aquele espaço, que foi ocupado durante décadas por estaleiros e outras atividades ligadas às atividades navais e piscatórias que “constituíam verdadeira muralha que isolava a cidade do rio”, é hoje uma “área urbana procurada e apreciada e tem condições para, num futuro próximo, ser ainda mais qualificada”.

O autarca garantiu que o município continuará a “trabalhar ativamente com a APSS” no aprofundamento desta relação de parceria, bem como na intenção de “continuar a requalificar maior faixa territorial para usufruto público na zona urbana que confina com o rio, criando melhores condições para, na zona nascente, desenvolver atividades portuárias, de forma a valorizar ainda mais a cidade”.

André Martins frisou que esta é uma ideia central na estratégia urbana que a Câmara Municipal vai continuar a consolidar, “afirmando cada vez mais Setúbal como uma cidade que olha de frente para a sua baía, uma cidade que fortalece os seus laços com o rio e, assim, fortalece a importância social e económica” deste recurso.

Paralelamente, a autarquia “continuará a afirmar a importância do Porto de Setúbal”, para a cidade e para o país, como “porta de saída de parte importante das exportações e potenciador de mais investimento, de mais desenvolvimento e de criação de mais emprego e riqueza” na região.

Tendo em conta o atual contexto de urgência climática, André Martins enalteceu ainda a preocupação da APSS com as questões da descarbonização, com o desenvolvimento de projetos como a eletrificação de acessibilidades rodoviárias e o Onshore Power Suply.

Em resultado destes projetos, a administração portuária “assumiu o exigente compromisso de cumprir os objetivos de descarbonização” estipulados pela ONU, tendo como meta atingir a neutralidade carbónica até 2035.

O “Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar – ligação porto cidade” prosseguiu com uma alocução pelo diretor da Agenda AIVP 2030, José Sanchez, que abordou o tema “Desafios e Oportunidades da Relação Porto-Cidade na Agenda 2030”.

Seguiram-se dois painéis com a participação de um conjunto de especialistas que apresentam exemplos, nacionais e internacionais, de boas práticas das relações entre porto e cidade e analisam os desafios e oportunidades futuras para o Porto de Setúbal na sua ligação urbana e com o Estuário do Sado, alicerçada nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

Visitas a navios emblemáticos, passeios no rio Sado em embarcações tradicionais, gastronomia, música, atividades desportivas e exposições, a decorrer em vários espaços e equipamentos da cidade, sobretudo na frente ribeirinha e no Largo José Afonso, integram o programa da primeira edição das Festas da Baía de Setúbal a decorrer até dia 30 de setembro.

O objetivo do certame é proporcionar um conjunto de iniciativas de valorização da ligação da cidade ao rio e de promoção de Setúbal e das suas condições naturais privilegiadas, bem como do porto que celebra este ano cem anos de existência.

Além da caravela Vera Cruz da Aporvela, estarão abertos a visitas escolares e do público em geral, no Cais 2 do porto, os veleiros Sagres, Polar e Zarco, da Marinha Portuguesa, e o galeão espanhol Pascual Flores.

As embarcações portuguesas podem ser visitadas no dia 21, das 14h00 às 17h00, entre os dias 22 e 29, das 10h00 às 17h00, enquanto o galeão Pascual Flores recebe visitas entre os dias 25 e 29 de setembro, no mesmo horário. As visitas são interrompidas em 24 de setembro, dia em que se realiza, às 11h00, um desfile náutico.

A música também está presente com um concerto pela Banda da Armada, dia 21, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, numa parceria com a Marinha Portuguesa. O concerto é gratuito, mas é necessário levantar convites na bilheteira, num máximo de dois por pessoa.

A música regressa no dia 22 com um concerto da cantora portuguesa Ana Bacalhau, às 22h00, na Doca dos Pescadores.

Um dos destaques das Festas da Baía de Setúbal 2023 é a mostra gastronómica “Setúbal no Largo”, no Largo José Afonso, com a participação de associações de pescadores e ostras, com showcookings ao vivo por chefs da restauração setubalense.

Os vinhos da península e a gastronomia de mar estão disponíveis em cinco restaurantes participantes do certame, o qual conta com animação musical com O Homem na Lua, a 23, Cadita, 24, Banda World Music, 25, Cante Alentejano, 26, Folk Sado, 28, Dixit Band, 29, e Jorge Nice, 30, a que se junta um espetáculo de stand up comedy, a 27.

O recinto funciona nos dias 22, 25, 26, 27, 28 e 29, das 18h00 às 23h00, e nos dias 23, 24 e 30 das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00.

Um conjunto de exposições sobre a importância do porto de Setúbal e as atividades tradicionais do Sado é outra aposta do programa, com “100 Anos, Um Porto, Um Rio, Uma Cidade”, no Largo José Afonso, e “100 Anos Navegando pela História”, no Cais 2, ambas visitáveis diariamente, das 10h00 às 23h00, e a mostra de rua “Olhar os Pescadores na Baía de Setúbal”, na Praia da Saúde.

Já a Casa da Baía acolhe a exposição “O construtor de barcos”, de Júlio Figueiras, com réplicas, fotos e diagramas originais de embarcações tradicionais do Sado. A mostra pode ser visitada diariamente entre as 10h00 e as 20h00.

Em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, há passeios gratuitos de uma hora no Sado, com inscrição obrigatória, em embarcações tradicionais e outras nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30, com saídas às 11h00 e às 15h00.

Também em parceria com o ICNF realizam-se visitas guiadas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, nos dias 25 e 27, entre as 15h00 e as 17h00, e ações de sensibilização e boas práticas, no auditório do Mercado do Livramento, entre as 11h00 e as 12h00, sobre os “Golfinhos Roazes”, nos dias 22 e 28, e “Áreas Protegidas – Parque Marinho e Reserva”, a 26.

A inscrição para todos estes eventos deve ser feita pelo endereço de correio eletrónico rnes@icnf.pt.

A observação de estrelas, no Convento de São Paulo, nos dias 23, 24, no Moinho de Maré da Mourisca, a 28 e 29, e a bordo da caravela Vera Cruz, a 26, sempre a partir das 21h00, está em destaque no evento “Há Estrelas na Baía”, com inscrições a 3 euros.

Sessões de pintura ao vivo de embarcações, passeios pedestres e peddy papers, teatro e o Rally-Cruzeiro Lisboa-Setúbal, no último dia do certame, com partida às 11h00, são atividades que compõem o programa das Festas da Baía de Setúbal 2023.

 

Documentos Relacionados