23° Céu limpo
Semana da Sardinha 2020 | Setúbal Terra de Peixe

A sardinha domina as ementas dos restaurantes do concelho entre 24 de julho e 2 de agosto, numa semana gastronómica que inclui ainda uma degustação comentada, no último dia, na Casa da Baía.


A sardinha volta a ser rainha em Setúbal num festival com a participação de 49 restaurantes aderentes, cada um a apresentar ementas gastronómicas específicas, tendo sempre por base este pescado tradicional da costa sadina.

Durante a “Semana da Sardinha”, as sugestões vão desde os pratos mais típicos, como a versão assada, até às receitas mais elaboradas, sugestivas de diferentes degustações do peixe.

A iniciativa, inserida no leque de ações associadas à gastronomia e com grande tradição em Setúbal, constitui um incentivo de promoção de produtos da região e de dinamização da restauração local.

Os espaços de restauração 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Água Salgada, Antoniu’s, Baluarte do Rio, Bombordo, Café com C, Cais 56, Calha Bem, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Ferribote, Forno da Lotta e Ivo Mar integram a semana gastronómica.

Outros espaços aderentes ao certame são os restaurantes Mar Azul, Nova Taberna O Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Convés, O Douradinho, O Escondidinho, O Nau, Restaurante Pescador 2, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, O Tavira, Restaurante Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Restaurante Pinga Amor 2, Rebarca e Restaurante Baía.

A lista de restaurantes inclui, igualmente, o Restaurante Barmar, Restaurante Novo Lídia, Restaurante Velho Lídia, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Sangue na Guelra, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Tasca do Toninho, Tasca Xico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco.

A 2 de agosto, último dia do certame, a chef Maria João Patronilho da Siso Gastronomia Artesanal, promove uma degustação comentada gratuita na Casa da Baía, às 18h00.

A participação neste evento carece de inscrição prévia, até ao dia 29 de julho, pelo e-mail gape@mun-setubal.pt, sendo o número de participantes limitado, de acordo com as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde.

A Semana da Sardinha, primeira semana gastronómica de 2020 no conjunto de ações concertadas pela marca Setúbal Terra de Peixe, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Docapesca, com o apoio da Makro.

Festival serve Património Cultural

Setúbal, através da Semana da Sardinha, que começa no dia 24, associa-se às comemorações dos 20 anos da elevação da gastronomia a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, com atividades a decorrer um pouco por todo o país, numa organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da Associação das Rotas do Vinho de Portugal.

Pelas comemorações dos 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, Setúbal destaca os produtos típicos da região, em particular a sardinha, num vídeo promocional lançado hoje à tarde nos canais online do município, nomeadamente nas páginas oficiais de Facebook e YouTube.

Esta ação conta com o envolvimento do chef Mauro Loureiro, que, a partir de produtos selecionados no Mercado do Livramento, confeciona um prato gourmet de polenta de broa de milho com sardinha e pimento, composta por sardinhas panadas, pimentos assados e desidratados e molho de espinhas, com pickles de beterraba e abóbora.

Mais informações sobre as comemorações da elevação da gastronomia a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, a decorrer entre os dias 24 e 26, podem ser obtidas na página oficial da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, aqui.