João Paulo Oliveira e Costa - historiador, professor e escritor

A importância da região de Setúbal durante a dinastia de Avis é abordada numa palestra a realizar no dia 14 de outubro, às 16h00, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, conduzida por João Paulo Oliveira e Costa.


“Setúbal e a Dinastia de Avis” é o título do encontro, de entrada gratuita, no qual o professor universitário, historiador e escritor explica a relevância do papel desempenhado pelo estuário do Sado na construção da identidade nacional, nos séculos XIV, XV e XVI.

É, igualmente, abordada a forma como a família real durante a segunda dinastia a reinar em Portugal valorizou Setúbal, quer pela passagem da corte pela região, quer pela apropriação da Ordem de Santiago.

João Paulo Oliveira e Costa, professor catedrático da NOVA/FCSH e titular da Cátedra Unesco “O Património Cultural dos Oceanos”, é especialista em História dos Descobrimentos e da Globalização, tendo sido foi condecorado pelo imperador do Japão com a Ordem do Sol Nascente, em 2015.

Além de um vasto conjunto de títulos científicos, o historiador publicou vários romances históricos, sendo o mais recente “A Capitoa” (2023).

“A Dama do Quimono Branco” (2019), “Xogum, o senhor do Japão” (2018), “O Samurai Negro” (2016), “O Cavaleiro de Olivença (2012), “O Fio do Tempo” (2010) e O Império dos Pardais” (2008) foram outros romances publicados.