Pouco nublado

O município de Setúbal foi distinguido no dia 29, em cerimónia realizada em Estarreja, com a bandeira verde ECOXXI 2018 pelo trabalho realizado localmente em prol do desenvolvimento sustentável.


A bandeira verde ECOXXI, galardão da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, entregue ao vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, confere ao concelho, pelo segundo ano consecutivo, o estatuto de Eco-Município, após uma avaliação positiva das ações e políticas implementadas pela autarquia em diversos domínios da sustentabilidade.

A avaliação, efetuada por júris especializados, incide num conjunto de 21 indicadores nos domínios ambiental, social e económico, que vão da educação ambiental ao turismo sustentável, passando por qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território, bem como pela participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

A educação ambiental, a qualidade da água para consumo humano e a recolha seletiva de resíduos urbanos são considerados indicadores primários, ou seja, as autarquias têm de os cumprir para que avancem as respetivas candidaturas ao ECOXXI.

O município de Setúbal manteve a avaliação de 2017, rondar os 70 por cento no total dos 21 indicadores, tendo alcançado pontuações em todos.

Nesta edição, receberam a bandeira verde ECO XXI 47 das cinco dezenas de municípios de todas as regiões do país que se candidataram.

O estatuto de Eco-Município é atribuído apenas a quem obtém uma avaliação global igual ou superior a 50 por cento.