Fado em Setúbal - Terroa

O bairro da Terroa voltou a ser um dos palcos escolhidos para a realização de mais um evento com forte participação popular, no âmbito do projeto de proximidade “Fado em Setúbal”, organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião e pela Câmara Municipal de Setúbal.


Mais de uma centena de pessoas assistiram à noite de fados, que decorreu no passado dia 19 de julho, pelas 21h30, no largo junto à rua Serra do Louro, no bairro da Terroa que, pelo quarto ano consecutivo, recebeu esta iniciativa que pretende descentralizar o acesso à cultura e valorizar o Fado e os artistas locais.

O espetáculo iniciou com a atuação de Susana Martins, artista que apresentou o tema original “Meu Berço”, incluído no seu álbum de fados com o mesmo nome. “Fadinho Serrano”, “Rosa Branca” e “Nem às paredes confesso”, foram outros dos fados interpretados pela cantora. Num momento emotivo, Susana Martins prestou homenagem à colega fadista Georgette de Jesus com o tema “Não vou, não vou”.

Seguiu-se Eugénio Almeida, a única voz masculina do evento que brindou o público com canções como “De noite sou feliz” e “Enigma”.

A jovem Joana Lança completou o trio de fadistas, com uma atuação pautada por temas como “Bailarico Saloio”, “Disse-te Adeus” e “Longe de ti não fico”, este último com letra da autoria do poeta setubalense José Raposo.

Os artistas que deram voz à tradição do Fado, embalados pelas calorosas palmas do público que trauteava as letras dos fados mais conhecidos, foram acompanhados pelos músicos Jorge Pimentel, na guitarra portuguesa e Eduardo Silva, na viola de fado.

O Jardim do Bairro Afonso Costa, é o próximo local a acolher o “Fado em Setúbal”, no dia 10 de agosto, a partir das 21h30, com a participação dos fadistas Carlos Zacarias, Inês Pereira e Maria do Céu Freitas.