Smart Cities Tour 2019 | Setúbal

Os desafios e as oportunidades para a construção de uma cidade inclusiva estão em reflexão em Setúbal num workshop dinamizado no âmbito do projeto nacional Smart Cities Tour 2019, a realizar no dia 28, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


 A iniciativa, organizada pela ANMP – Associação Nacional dos Municípios Portugueses em parceria com a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA Information School, é composta por workshops temáticos realizados em sete cidades portuguesas, para promover a partilha de boas práticas e a apresentação de soluções inovadoras para a criação de cidades inteligentes.

A próxima paragem é Setúbal, no dia 28, com o workshop “Cidade Inclusiva” a ter início às 09h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com uma sessão de abertura que conta com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Os presidentes do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, e da ANMP, António Almeida Henriques, e o subdiretor da NOVA Information School, Miguel de Castro Neto, também marcam presença na sessão de abertura.

O evento prossegue às 10h15, com alocuções de João Sousa, da Altice, António Leal Sanches, da EDP Distribuição, e Pedro Braga, da Fundação AIP, no painel “Smart Portugal Pitch”.

O enquadramento do tema em análise neste workshop é feito, a partir das 10h30, por José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, e Paulo Pereira, da Altice Labs.

Às 11h40, no painel “Cidade Inclusiva: Visões do Território”, Pedro Grilo, da Câmara Municipal de Lisboa, aborda o tema “Das visões às concretizações: Financiamento Europeu 2021-2027”, e Maria Luísa Oliveira, da CIM Médio Tejo, aborda a “Literacia Digital para o Desenvolvimento”.

Este painel conta, igualmente, com intervenções de Inês Bettencourt e Maria Marecos Duarte, da Junta de Freguesia da Estrela, Lisboa, sobre o tema “Mães da Estrela”, e de Francisco Jorge, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que aborda a “Parceria territorial: um novo modelo de governança”.

Segue-se, às 12h20, o painel “Cidade Inclusiva” com apresentações dinamizadas por Artur Silva, da Libertrium, sobre o “Orçamento Participativo de Viseu”, Rui Coimbras, da IBM, sobre “Voto Inclusivo”, e Jorge Valdiviesso, da EDP Distribuição, sobre “Energia Inclusiva”.

Em paralelo, decorre uma feira tecnológica com demonstrações de soluções inovadoras relacionadas com o tema do encontro.

Os participantes no workshop “Cidade Inclusiva” podem participar, mediante inscrição efetuada no dia do evento, numa visita, com início às 15h00, à fábrica The Navigator Company, na Mitrena.

O Smart Cities Tour 2019 já passou por Faro, onde foi debatido o tema “Economia e Inovação tecnológica”, Aveiro, que refletiu sobre a “Mobilidade Suave”, Lisboa, onde foi analisado o tema “Cidade como Plataforma”, e Vila Real, que abordou “Cidade Circular”

O ciclo de workshops “Smart Cities Tour 2019” prossegue a 5 de abril, em Ponta Delgada, com o tema “Alterações Climáticas”, e a 13 de maio, no Funchal, com “Happy City”.

A iniciativa culmina com a Cimeira dos Autarcas, a realizar no Portugal Smart Cities Summit, nos dias 21, 22 e 23 de maio, na FIL, em Lisboa.