Risco de queda de bloco rochoso interdita troço de estrada na Serra da Arrábida

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, apela ao respeito de todos pelo corte do trânsito a viaturas e peões entre as praias da Figueirinha e de Galapos, motivado pela instabilidade de um bloco de rocha de grandes dimensões.


De visita ao local ao início da tarde de 8 de fevereiro, o autarca afirmou que, por existir “um risco muito elevado”, foi decidido “encerrar totalmente o acesso e a circulação de veículos e de pessoas” no troço da Rua Círio da Arrábida localizado entre as praias da Figueirinha e de Galapos.

André Martins fez questão de “apelar a toda a população no sentido de não frequentar toda a zona que está delimitada pelos sinais de perigo” na Serra da Arrábida.

A conclusão pela existência de um risco elevado foi tirada, “avaliando os primeiros dados disponíveis”, numa reunião realizada ontem, convocada pelo presidente da autarquia, que envolveu “todas as entidades que têm responsabilidade neste território”, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a empresa Secil.

Essa reunião teve como objetivo preparar um plano de prevenção e a atuação urgente, para desenvolvimento de uma solução de contenção e eliminação do risco.

André Martins recordou que o “Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, nas suas ações de vigilância, detetou uma situação de risco com um bloco de volume e peso significativo” sobre a estrada de acesso às praias.

“Estão a decorrer estudos com vista a avaliar com maior rigor a situação do risco e por isso determinámos o encerramento desta via até ao próximo dia 28 de fevereiro. É o prazo que entendemos necessário para concluir os estudos, fazer as avaliações e decidir que medidas tomar no sentido de controlar a situação e também o risco e o perigo iminente que é considerado neste momento”, indicou.

O presidente da câmara agradeceu “às várias entidades envolvidas pela rapidez com que deram resposta a esta situação para tomar medidas de emergência”, bem como “a compreensão de todos” os que frequentam a zona com regularidade. “Esperamos que o mais breve possível possamos resolver esta situação.”

No âmbito da sua ação de vigilância, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal detetou um bloco de rocha de grandes dimensões, que apresenta indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento, sobre a Rua Círio da Arrábida.

A situação configura risco potencial elevado para pessoas, bens e infraestrutura rodoviária, por apresentar uma fenda de tração no topo do bloco de rocha com uma abertura significativa, que se propaga ao longo de vários metros, e um conjunto de fraturas que circundam esse mesmo bloco.

Devido à urgência da situação, encontra-se já a ser desenvolvido um Estudo Geológico e Geotécnico que servirá de suporte ao Projeto de Execução para a obra e que permitirá minimizar significativamente o risco associado àquela arriba.

Perante o risco decorrente da circulação de viaturas e pessoas, e no âmbito da ativação do Plano de Emergência de Proteção Civil, em situação de Alerta, a Câmara Municipal de Setúbal determinou o encerramento daquele troço da Rua do Círio da Arrábida entre 8 e 28 de fevereiro.

Este período é considerado suficiente para concluir os Estudos Geológicos e Geotécnicos e tomar medidas de contenção e eliminação do risco, que consistirá no desmonte da rocha e recuperação da arriba, com posterior reposição dos sistemas de proteção e contenção.

Neste troço entre as praias da Figueirinha e de Galapos, é proibida toda a circulação rodoviária, sejam veículos motorizados ou velocípedes, bem como pedonal, não sendo, assim, possível qualquer presença humana na área para qualquer fim, incluindo atividades como a pesca, o turismo, de lazer e desportivas.

O acesso do lado de Setúbal só é possível até à Praia da Figueirinha, devendo, em caso de necessidade de prosseguir, efetuar-se o restante percurso pela estrada superior da Serra da Arrábida, reentrando depois via Portinho da Arrábida, Praia do Creiro ou Praia de Galapos.

Em sentido contrário, a Rua do Círio da Arrábida está encerrada a partir da Praia de Galapos. A alternativa a quem pretenda prosseguir é usar igualmente a estrada superior da serra e reentrar depois na direção do Outão, da Figueirinha ou de Setúbal.