Natal em Setúbal 2023 - Janeiras nos Paços do Concelho por grupos corais de cante alentejano

As janeiras cantadas por grupos corais alentejanos ao final da tarde de 5 de janeiro, no átrio dos Paços do Concelho, deram as boas-vindas ao novo ano e encerraram a agenda cultural do programa Natal em Setúbal 2023.


Os grupos corais alentejanos Amigos do Independente e Os Amigos dos Sadinos cumpriram a tradição de cantar as janeiras na Câmara Municipal de Setúbal e desejar um Bom Ano Novo aos setubalenses, num evento que contou com a participação do presidente André Martins e de outros elementos do Executivo.

André Martins agradeceu, retribuindo os votos de feliz 2024, e sublinhou que esta é também uma forma de falar do cante alentejano e de reafirmar “a importância de se continuar a defender e a enaltecer” esta expressão musical, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O autarca reforçou a importância desta iniciativa numa altura em que a Câmara Municipal de Setúbal está a promover o programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril.

“Agradeço-vos muito terem vindo aqui cumprir a tradição e lembrar-nos a dureza que foi e continua a ser a vida nos campos do Alentejo”, referiu André Martins. “Quando comemoramos os 50 anos do 25 de Abril é importante deixar estas palavras para que a memória não se esqueça e para que todos aqueles que vêm a seguir saibam que muitos sofreram para que nós hoje possamos estar aqui e ter uma via melhor.”

O Cantar das Janeiras encerrou a agenda cultural do programa Natal em Setúbal 2003, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, que se iniciou a 24 de novembro e ainda manteve a funcionar até 7 de janeiro a Feira de Natal, no Largo José Afonso.

Os Paços do Concelho também estiveram de “portas abertas ao Natal” até dia 7, para visitas.

Espetáculos de música e dança, animações infantis e atividades para toda a família em diferentes equipamentos municipais e no centro histórico da cidade foram atrativos do vasto programa de atividades para toda a população, o qual incluiu um Mercado de Natal, com mais de quatro dezenas de expositores de produtos regionais e artesanato, incluindo gastronomia, na Avenida Luísa Todi.

 

Documentos Relacionados