Sebastião da Gama e serra da Arrábida

O vencedor do XVII Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama é anunciado a 1 de abril e a cerimónia de entrega de prémios decorre no dia 10, data em que se assinala o centenário do nascimento do poeta azeitonense.


Mais de meio milhar de pessoas de vários países submeteram obras literárias a concurso naquela que é, a grande distância, a edição mais participada de sempre do certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Azeitão em parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama.

O calendário inicial apontava o dia 7 de fevereiro como data de anúncio dos vencedores, mas o elevado número de obras submetidas e em apreciação pelo júri motiva o reagendamento da divulgação nos meios de comunicação institucional do município de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão para o dia 1 de abril.

Os prémios são entregues no dia 10, pelas 11h30, numa cerimónia a realizar na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Azeitão, no âmbito das comemorações do centenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama.

O Prémio Nacional de Poesia Sebastião da gama destina-se a acrescentar mais reconhecimento internacional à obra do poeta azeitonense, com a atribuição de um prémio a um autor português ou estrangeiro com mais de 18 anos.

Durante o prazo de apresentação de candidaturas, que terminou a 30 de setembro, foram submetidas 559 obras poéticas originais, inéditas, redigidas em língua portuguesa e assinadas com pseudónimo.

A maioria dos textos apresentados é proveniente de Portugal, Brasil e Moçambique.

A publicação vencedora é distinguida com um prémio pecuniário de 1500 euros e com a edição de 50 exemplares da obra.

O júri pode ainda sugerir a atribuição de até duas menções honrosas.