A obra “Diário”, de Sebastião da Gama, motivou um encontro no dia 10 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, com a participação do investigador Miguel Tamen, diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


O encontro, do ciclo de conferências “Ler Sebastião da Gama”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Junta de Freguesia de Azeitão e pela Associação Cultural Sebastião da Gama, integra as comemorações dos centenários dos nascimentos de Joana Luísa e Sebastião da Gama, a decorrer até abril de 2024.

A sessão, com a presença de três dezenas de pessoas, teve as participações do professor Miguel Tamen, da Faculdade de Letras de Lisboa, onde Sebastião da Gama se formou, e do presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Lourenço de Morais.

O encontro centrou-se no “Diário”, que o poeta setubalense Sebastião da Gama escreveu entre janeiro de 1949 e junho de 1950, com apenas 24 anos, durante o estágio de professor de português na Escola Veiga Beirão, em Lisboa.

A obra, que acentua o papel do professor e dos alunos na luta contra o silêncio, a favor da liberdade e da criatividade, teve a primeira publicação, póstuma, em 1958, seguindo-se mais treze edições. A versão completa e anotada só surgiu em 2011, com coordenação de João Reis Ribeiro.

As ações desenvolvidas no âmbito do ciclo de conferências “Ler Sebastião da Gama” procuram trazer novas leituras de Sebastião da Gama e dar mais visibilidade ao poeta azeitonense.

A próxima sessão do ciclo de conferências “Ler Sebastião da Gama” está agendada para dia 17, às 18h30, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, com Fátima Ribeiro de Medeiros.