Covid-19 | centro de testes e ADR | Espaço no IEFP

O Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 e Atendimento a Doentes Respiratórios, instalados em área do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, com horários alargados, tem permitido aliviar a pressão das unidades de saúde.


O serviço de Atendimento a Doentes Respiratórios está disponível de segunda-feira a domingo, agora entre as 10h00 e 20h00, enquanto o Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 funciona de segunda-feira a sábado, nos períodos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Os serviços existentes neste equipamento de saúde, de complemento aos disponibilizados nas diversas unidades de saúde familiar e no Centro Hospitalar de Setúbal, têm agora horário alargado, depois de funcionarem apenas no período da tarde.

O alargamento do horário de funcionamento, previsto aquando da abertura deste novo espaço, a 23 de novembro, é justificado pela evolução da pandemia no concelho e pelo aumento da procura de doentes com problemas respiratórios e de pessoas que necessitam de realizar teste à Covid-19.

No caso do Atendimento a Doentes Respiratórios, registo para uma média diária de cerca de 110 de atendimentos, incluindo utentes encaminhados do Centro Hospitalar de Setúbal a quem, no momento da triagem, foram atribuídos a pulseira verde ou azul, as menos urgentes da Triagem de Manchester.

Este serviço pode ser contactado pelos números 966 501 091 e 966 512 191.

No que respeita ao Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19, assegurado por técnicos do Laboratório Germano de Sousa, é necessária uma triagem obrigatória na Linha Saúde 24 e pelos médicos de família, devendo, posteriormente, ser feita uma marcação pelo número 911 071 244.

O Atendimento a Doentes Respiratórios e Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19, anteriormente instalado no edifício da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, funciona em instalações requisitadas pela Câmara Municipal ao Instituto do Emprego e Formação Profissional de Setúbal.

O espaço cedido engloba uma área de receção e uma sala de espera ampla, bem como três gabinetes de enfermagem, onde é realizada a triagem dos doentes, seis gabinetes médicos, uma sala de colheitas e um laboratório de testes, e dispõe de um acesso e parque de estacionamento próprio.