21° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | Limpeza e desinfeção | 4 de abril | Manteigadas

O município de Setúbal continua a apostar na desinfeção do espaço público com operações de limpeza realizadas no dia 4 em vários locais e bairros do concelho, com vista ao reforço das condições de segurança da população durante a pandemia Covid-19.


Os trabalhos reforçados de desinfeção e limpeza de ruas centraram-se na tarde de dia 4 no Bairro das Manteigadas e em Poçoilos, com recurso ao apoio de uma máquina usada regularmente para a limpeza e remoção de graffiti no espaço público.

Apesar de terem sido desenvolvidas recentemente ações de limpeza e desinfeção nas Manteigadas pela Junta de Freguesia de São Sebastião, a Câmara Municipal decidiu fazer o reforço desta intervenção naquele bairro.

Ao longo de toda a manhã, a autarquia desenvolveu operações semelhantes noutros pontos da cidade, nomeadamente na Avenida 5 de Outubro, Largo da Conceição, Largo de Santo António, Largo de Santa Maria e Rua Jorge de Sousa.

A Câmara Municipal de Setúbal tem vindo a desenvolver trabalhos intensos de limpeza e desinfeção por todo o concelho, com reforço em locais onde se verifica maior presença de pessoas, devido à existência de estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar.

Os trabalhos de desinfeção das ruas e dos espaços públicos de Setúbal têm vindo, igualmente, a ser desenvolvidos pelas juntas de freguesia, ao abrigo dos acordos de delegação de competências.

Embora seja uma tarefa habitual, a higienização de todo o território foi intensificada neste período graças ao reforço dos meios humanos e materiais habituais com outros da autarquia e do exterior, num esforço para proteção da saúde dos munícipes.

A campanha de desinfeção intensiva, com base numa planificação precisa de passagem programada por locais e todos bairros do concelho, decorre em permanência e insere-se na operação de larga escala desencadeada no âmbito do plano de contingência criado para lidar com a crise de saúde pública. 

Não obstante a definição atempada das ruas e áreas a desinfetar a cada dia, há, pontualmente, situações em que o município atua a pedido da população, quando se verificam casos que necessitam de uma intervenção urgente.