Comemorações Bicentenário António Maria Eusébio - Folheto fac simile - Rotary Club Setúbal

Uma edição fac simile de um folheto distribuído aquando da inauguração, a 29 de dezembro de 1969, no Parque do Bonfim, do busto do poeta popular António Maria Eusébio, foi apresentado, no dia 14, pelo Rotary Club.


O folheto de trinta páginas, apresentado em sessão realizada na Sala José Afonso da Casa da Cultura, é composto por um conjunto de textos e imagens que perpetuam a memória da cerimónia de inauguração do busto oferecido pelo Rotary Club de Setúbal e que homenageia uma das figuras indissociáveis da história coletiva setubalense.

Esta edição fac simile inclui transcrições de versos e imagens de António Maria Eusébio, popularmente conhecido por “O Calafate”, e uma compilação das intervenções oficiais realizadas há cinquenta anos naquela cerimónia, bem como uma memória descritiva do autor da obra, o arquiteto Castro Lobo.

A iniciativa, enquadrada nas Comemorações do Bicentenário do Nascimento de António Maria Eusébio – O Calafate (1819-1911), incluiu, antes de sessão literária, uma romagem ao número 58 da antiga Rua dos Marmelinhos, atual Rua António Maria Eusébio, casa na qual nasceu o “Cantador de Setúbal”.

António Maria Eusébio, calafate de profissão, foi um carismático autor popular, que, sendo iletrado e de origens humildes, relatou em cantigas e versos, que ditava para alguém os escrever, a evolução do burgo setubalense na transição do século XIX para o século XX.