Apresentação de livro de Albérico Afonso - “Setúbal Sob o Estado Novo (1950-1974) – A Resistência a Salazar e a Caetano, 2.º Vol”

Os movimentos que marcaram a resistência ao fascismo na região de Setúbal são retratados na mais recente obra literária do historiador Albérico Afonso Costa, apresentada no dia 30 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal. 


Numa sessão que contou com a participação do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, o autor de “Setúbal Sob o Estado Novo (1950-1974) – A Resistência a Salazar e a Caetano, 2.º Vol” falou sobre o trabalho de pesquisa histórica disponibilizado neste livro.

A campanha eleitoral de Humberto Delgado às presidenciais de 1958 e as campanhas para as eleições à Assembleia Nacional, em 1969 e 1973, no distrito de Setúbal, bem como os confrontos entre a polícia e vários movimentos de oposição ao regime nos anos 70 são temas abordados neste segundo volume da obra “Setúbal Sob o Estado Novo”.

Albérico Afonso Costa apresenta, igualmente, os movimentos de contestação dos católicos sociais ao Estado Novo e dá a conhecer, com pequenas biografias, “todos os presos políticos que viveram e desenvolveram a sua atividade em Setúbal” e aqueles que, mesmo não tendo sido presos, constavam nos relatórios da PIDE/DGS.

“Esta é uma forma de prestar homenagem aos resistentes, às pessoas que também fizeram história e que devem ser identificadas”, sublinha Albérico Afonso Costa.

A sessão de apresentação de “Setúbal Sob o Estado Novo (1950-1974) – A Resistência a Salazar e a Caetano, 2.º Vol”, dia 30, contou, igualmente com a participação dos professores universitários Carlos Vieira de Faria e João Madeira.