Gala de Desporto de Setúbal 2019

A elite desportiva setubalense foi distinguida no dia 24, à noite, na Gala do Desporto de Setúbal, evento no qual o histórico dirigente do Vitória Futebol Clube Fernando Pedrosa, homenageado com o Prémio Carreira, foi ovacionado de pé no Fórum Municipal Luísa Todi.


“Este prémio tem muito que se lhe diga. Não é tanto pela carreira, é mais pela longevidade”, afirmou, com humor, Fernando Pedrosa, 87 anos, distinguido no evento pelo caminho trilhado em prol do desporto e do associativismo, em particular enquanto dirigente do Vitória Futebol Clube.

Fernando Pedrosa ocupou ao longo da carreira desportiva, que sempre conciliou com a vida profissional, vários cargos diretivos, com destaque para a presidência do Vitória Futebol Clube, com a conquista, na década de 60, de duas taças de Portugal e a presença nos quartos de final da Taça UEFA e nos oitavos da Taça das Taças.

No Vitória, além da presidência, ocupou diversos cargos, entre os quais o de presidente da Assembleia-Geral. O histórico dirigente foi ainda, nomeadamente, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, vice-presidente do Conselho de Arbitragem e presidente do Conselho Fiscal da Liga de Futebol Profissional.

A sua vida, assumiu o homenageado, foi sempre guiada por três entidades fundamentais: “A minha família, a minha cidade e o meu Vitória.”

Fernando Pedrosa destacou a transformação registada em Setúbal nos últimos anos. “Senhora presidente, continue a tratar a cidade tão bem tal como tem feito até agora.”

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a atribuição do “Prémio Carreira” é uma “justa homenagem a um homem que sempre se dedicou ao desporto e ao associativismo” e que, “com invejável vigor, continua empenhado nesta nobre causa”.

A terceira edição da Gala do Desporto, organizada pela Câmara Municipal, atribuiu um total de 14 prémios a atletas, dirigentes, clubes e outras individualidades que se destacaram no panorama desportivo do concelho, avaliados por uma comissão criada para o efeito.

O técnico de futebol Hélio Sousa foi eleito “Treinador do Ano”. O atual treinador da equipa de sub-20 de Portugal venceu a categoria na qual estava nomeado com Domingos Diniz, do Ténis de Mesa do Vitória Futebol Clube, e Danilo Ferreira, selecionador nacional de andebol em cadeira de rodas.

“Não há melhor agradecimento do que ser reconhecido pelos nossos, e Setúbal é um cantinho tão especial”, vincou Hélio Sousa, que partilhou o prémio com toda a estrutura com a qual trabalha há uma década. “É também um orgulho poder contribuir para a afirmação de jovens talentos.”

O Setúbal Triathlon, competição da HMS Sport de triatlo longo que, este ano, se realiza pelo terceiro ano consecutivo, foi considerado o melhor “Evento Desportivo”, categoria para a qual estavam nomeados os eventos 24 Horas a Correr pela Deficiência, da APPACDM, e o Setúbal Open 2018, do Clube de Ténis de Setúbal.

“Obrigado à Câmara Municipal de Setúbal por ter acreditado e por continuar a investir neste desafio”, frisou Hugo Sousa, diretor da HMS Sports.

O Setúbal Triathlon, indicou, “requer muita paixão e trabalho. É uma prova em que o primeiro classificado faz quatro horas e, o último, oito horas de prova”.

Já o prémio “Associação/Clube Desportivo do Ano” foi para o Scalipus Clube de Setúbal, nomeado juntamente com Clube Patinagem do Sado e o Grupo Musical e Desportivo União e Progresso.

“Obrigado a todos aqueles que acreditam no basquetebol em Setúbal. O clube esteve duas ou três vezes para morrer mas, com insistência e dedicação, hoje está a ombrear a nível nacional”, destacou o presidente do Scalipus, Joaquim Cambolas, ligado ao clube há mais de trinta anos.

Os irmãos Afonso Costa e Dinis Costa, do Remo Double Scull do Clube Naval Setubalense, conquistaram o prémio “Equipa do Ano”, para o qual também estavam nomeados a Arrábida Trail Team, da Associação de Moradores do Casal das Figueiras e o Ténis de Mesa Adaptado do Vitória Futebol Clube.

Foi o mais velho, Afonso Costa, a assumir o discurso. “Em meu nome e do meu irmão, que não pode estar presente, agradecemos este prémio, um reconhecimento pelo nosso contributo desportivo e o qual dedicamos à nossa mãe”, partilhou o atleta que representa o Clube Naval Setubalense há 14 anos.

O “Dirigente do Ano” foi Sandro Silva, do Vólei Clube de Setúbal 1990. “Dediquei trinta anos às minhas duas paixões, o vólei e a cidade, por isso, muito obrigado”, afirmou o vencedor que concorreu, nesta categoria, com Joaquim Cambolas, do Scalipus Clube de Setúbal, e Pedro Pêra, do Clube de Patinagem do Sado.

Patrícia Matias, do Clube de Judo da Universidade Lusófona, foi considerada a “Atleta Feminina do Ano”, categoria para a qual estavam nomeadas Márcia Costa, atleta da Seleção Nacional de Basquetebol, e Rita Ribeiro, do atletismo do Sporting Clube de Portugal.

“Agradeço à minha família e ao Vitória, clube no qual comecei a fazer judo”, afirmou a vencedora, Patrícia Matias.

João Bola, do tumbling do Clube Naval Setubalense, foi o “Atleta Masculino do Ano”, vencendo Bruno Cabrita, da pesca desportiva do Grupo Desportivo “Os Amarelos” e Marcolino Veríssimo, do trail da Associação de Moradores do Casal das Figueiras.

Entre agradecimentos, João Bola brincou. “Fazer um triplo salto é mais fácil do que falar em público.”

O prémio “Atleta Esperança Feminina” coube a Inês Borba, do atletismo do Vitória Futebol Clube. “Este prémio também é de todos aqueles que me ajudaram a conquistá-lo”, salientou a jovem, nomeada juntamente com Carolina Santana, da Escola de Futebol Feminino de Setúbal/Sport Lisboa e Benfica, e Rita Xufre, do Núcleo Bicross de Setúbal.

Já Simão Simões, do remo do Clube Naval Setubalense, foi considerado “Atleta Esperança Masculino”, para o qual estavam ainda nomeados os ginastas de trampolins do Vitória Futebol Clube Rui Domingos e Rui Praxedes. “É um grande orgulho. Agradeço ao clube que sempre representei”, adiantou o atleta do remo.

No “Desporto Adaptado Feminino”, com duas nomeações, a distinção foi para Beatriz Bastos, do Scalipus Clube de Setúbal. “Obrigado por este prémio”, foi o agradecimento simples, mas sentido, da basquetebolista, que concorreu ao prémio juntamente com Sandra Pinto, do Clube Naval Setubalense.

Jean Paul Melo, do Clube de Ténis de Setúbal, venceu em “Desporto Adaptado Masculino”. O tenista em cadeira de rodas esteve ausente mas partilhou uma mensagem.

Nesta categoria concorreram ainda Álvaro Pereira, da União Desportiva para a Inclusão – Equitação, da APPACDM de Setúbal, e José Vitorino, atleta do Ténis de Mesa em Cadeira de Rodas do Vitória Futebol Clube.

Já o prémio “Mérito Académico” foi atribuído a Carlos André Filipe Martins, que terminou a licenciatura de Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal com uma média final de 15,03 valores.

“Juntei o conhecimento académico à prática desportiva [foi futebolista], aquilo que amo”, vincou o homenageado. Num momento emotivo, dedicou o prémio ao colega Luís Rosindo, co-piloto do helicóptero do INEM, falecido recentemente num trágico acidente perto de Valongo.

A Gala do Desporto de Setúbal atribuiu ainda um “Prémio Especial” a Ricardo Jorge Gomes, campeão mundial de jogos de tabuleiro ao vencer, em Londres, a competição Eurogames da 22.ª Olimpíada de Desportos da Mente.

“Este prémio tem um valor muito especial e é um marco na minha carreira. Há nove anos que represento Portugal. Ser campeão dá trabalho mas tenho de agradecer especialmente à minha família porque tolera, apoia e incentiva esta paixão”, referiu Ricardo Jorge Gomes.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, realçou o “enorme orgulho em homenagear um conjunto de agentes do movimento associativo desportivo que, no passado e no presente, atingiram resultados de relevo nas suas áreas de intervenção”.

Uma homenagem “feita a campeões europeus, mundiais, universitários, internacionais e nacionais, o exemplo vivo e presente da força de Setúbal e de uma sociedade que se rege pelos valores mais humanistas do desenvolvimento”, evidenciou a autarca, que destacou o empenho da autarquia “para potenciar os atletas” setubalenses.

A aposta do município e de diversos parceiros públicos e privados no investimento humano e físico no desporto é cada vez mais visível e traduz-se, no caso de infraestruturas, nas novas academias de padel de Setúbal e Azeitão e na construção, já em curso, de um campo de râguebi e de complexo desportivo integrado com diversas valências.

Um esforço que se estende à requalificação de um conjunto alargado de campos desportivos municipais e infraestruturas de apoio, ao investimento no projeto Complexo Desportivo de Vale da Rosa, à criação do Centro de Treino de Águas Abertas ou à criação do Plano Municipal de Desenvolvimento da Vela”, enumerou Maria das Dores Meira.

A Gala do Desporto de Setúbal “permitiu valorizar ainda mais o que se faz no concelho e os atletas que são os protagonistas desse trabalho”, afirmou a presidente da autarquia, ao destacar, em particular, “aqueles que, no movimento associativo, criam, diariamente, as condições para que jovens possam ter uma prática desportiva qualificada”.

A cerimónia, conduzida pelo jornalista Paulo Sérgio e pela apresentadora Helena Coelho, que juntou um conjunto de individualidades no panorama desportivo nacional, contou com vários apontamentos de dança e música que surpreendeu o público do Fórum Municipal Luísa Todi.